O Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes realiza o Baile Afro no dia 22 de novembro de 2025, sábado, no próprio Ateliê. Com o tema “Celebrando o Auto dos Orixás”, a noite reconhece a força que permanece depois do espetáculo, celebrando movimento, arte e afeto.
A programação é diversa e começa com a Feira Multicultural e a Roda de Capoeira na frente do Ateliê. A Tribo Indígena Pele Vermelha marca presença com uma apresentação especial.
Durante o evento, acontecem a projeção de imagens do Auto dos Orixás e a exibição de fotos e do mini documentário sobre Mãe Maria Preta, produzido por Carolina Diadorim, reforçando a homenagem a essa grande referência cultural e espiritual da Paraíba.
A noite também conta com a roda de conversa “Cultura Negra na cidade Parahyba”, reunindo Fernanda Ferreira, Tutu Carvalho, Mariana Sanfer, Adeliah Gomes e Adin, com mediação de Nai Gomes.
A música encerra a celebração com apresentações de Sesi Egbe e Grupo Raízes, reafirmando o caráter festivo e comunitário do Baile Afro.
O evento fortalece a construção coletiva, reafirma a memória dos povos tradicionais, valoriza a criação local e abre espaço para trocas culturais. O Ateliê segue como território de convivência, pertencimento e arte viva.
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
O Baile Afro é uma das ações promovidas pelo Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em 2025 com recursos do Edital de Chamamento Público nº 60.011/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do Ministério da Cultura/Governo Federal e do Fundo Municipal de Cultura/Fundação Cultural de João Pessoa/Prefeitura Municipal de João Pessoa e com a produção executiva da associação Maracá Cidadania.
Serviço
Baile Afro — Celebrando o Auto dos Orixás
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 17h
Local: Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Entrada: Gratuita

