Do Ensino Fundamental à Educação de Jovens e Adultos, passando pelo Ensino Médio e pela Educação Especial, o Ciclo de Diálogos Museu-Escola promove uma série de encontros que pautam a educação das relações étnico-raciais. Durante o mês da Consciência Negra, as atividades são abertas ao público geral e abordam diferentes temas, definidos de acordo com o perfil e os objetivos pedagógicos de cada instituição.
O Ciclo de Diálogos Museu-Escola foi uma metodologia desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Museu da Diáspora Negra, dos Povos Originários e das Comunidades Tradicionais, projeto da Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana (SEMDH-PB), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES-PB), através de financiamento da FAPESq. Essa metodologia, voltada para educação básica, dá sequência à construção do programa educativo do Museu, que iniciou em parceria com o ensino universitário com a criação da disciplina inovadora de Jurema Sagrada na UFPB.
A partir de uma demanda de professores da rede estadual de ensino, interessados em debater com suas turmas temas como intolerância religiosa e preconceito racial, as pesquisadoras Janaína Machado, Hilma Paulino e Stênio Soares, criaram uma metodologia em educação museal que busca integrar o museu e a educação escolar. As atividades passaram a ser acompanhadas em parceria com o Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial João Balula, vinculados também à Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana (SEMDH-PB).
Para o professor Stênio Soares, coordenador do projeto de pesquisa do museu, essa ação educativa integra uma luta antirracista. Segundo Stênio, “é necessário que a ação educativa do museu esteja em diálogo com a escola, porque a política de memória e valorização do patrimônio afro-brasileiro é parte do combate ao racismo. As culturas negras, indígenas e das comunidades tradicionais são alvo principal de uma sociedade racista, se o museu e a escola discutem isso, é estratégico e importante unir forças”, destaca.
Na segunda-feira (17), o ciclo passa pela Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, vinculada à Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), com uma formação de professores intitulada “Pedagogia da ancestralidade: arte e cultura na educação especial”, ministrada pelo Prof. Stênio Soares, às 15h na própria instituição. O encontro visa discutir e planejar ações que abordem de forma propositiva elementos da educação étnico-racial na prática pedagógica da educação especial.
Alisson Xavier, diretor da Escola Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, destaca a dimensão do público atendido e a importância da participação no Ciclo de Diálogos. “Atendemos 636 estudantes em 44 municípios. Desses, 130 estão na Educação de Jovens e Adultos e os demais no Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência. Nesse grupo, temos estudantes quilombolas, indígenas, de tradição cigana e de outros contextos culturais. Nesse contexto, a proposta baseada em cultura, arte e respeito da formação do museu vai fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e olhar dos nossos estudantes de maneira integral. Poderemos desenvolver práticas voltadas ao desenvolvimento cognitivo da pessoa com deficiência, alinhadas aos saberes tradicionais, e manter essas ações ao longo de todo o ano letivo de 2026”, conta o diretor.
O planejamento e formação de professores da Educação Especial amplia o alcance do programa educativo voltado para as escolas. O Ciclo de Diálogo iniciou com uma ação educativa junto à Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Dr. João Navarro Filho, no dia 4 de novembro, e abordou a intolerância religiosa e combate ao racismo religioso através do diálogo formativo e o sarau poético. Nesse momento, as pesquisadoras do museu estão elaborando estratégias pedagógicas com os professores da Escola Estadual Profa. Jacy Costa para abordar o combate ao racismo recreativo e religioso junto com seus alunos do Ensino Médio.
Serviço: Ciclo de Diálogos Museu-Escola
Programação:
• 04/11 – Escola Estadual Doutor João Navarro Filho (Cabedelo)
Sarau Poético: Intolerância Religiosa
• 17/11 – Escola Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira (FUNAD, João Pessoa)
Palestra: Educação racial e inclusiva
• Data a confirmar – Escola Estadual Jacy Costa (Mangabeira, João Pessoa)
Diálogo com estudantes do Ensino Médio sobre relações étnico-raciais
