Nos dias 12 e 13 de novembro, o Cine Aruanda, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebe a Jaguaribe Mostra de Cinema Documental, evento gratuito que valoriza a produção audiovisual paraibana e incentiva o debate sobre cinema e território. A programação reúne exibições de filmes, oficina e bate-papo com realizadores, visando fortalecer a formação de plateia e o acesso à cultura.
Inspirada na ideia de territorialidade, a mostra se debruça sobre a relação entre terra, sociedade e identidade por meio da linguagem documental. O nome “Jaguaribe” faz referência ao rio e ao tradicional bairro de João Pessoa, espaço de encontros, memória e resistência cultural.
Entre os destaques da programação está a exibição do longa “Pedro Osmar: prá liberdade que se conquista”, que aproxima o público do universo do artista, músico e fundador do grupo Jaguaribe Carne. O evento também realiza a Sessão Vladimir Carvalho, celebrando a trajetória e a relevância do cineasta paraibano no cenário nacional.
Para a Sessão Vladimir Carvalho, contamos com o apoio fundamental do Acervo CTAv – Centro Técnico Audiovisual/SAv/MinC, que disponibilizou gratuitamente as cópias dos filmes Os Romeiros da Guia (1962, dir. João Ramiro Mello e Vladimir Carvalho), Vila Boa de Goyaz (1973, dir. Vladimir Carvalho) e Quilombo (1975, dir. Vladimir Carvalho).
Além das exibições, a mostra promove uma oficina com a diretora Iasmin Soares, voltada a estudantes da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, que investiga o cinema como ferramenta de expressão e memória. A programação inclui ainda um bate-papo com a cineasta e educadora Ana Bárbara Ramos, que abordará conexões entre territorialidade e criação cinematográfica, a partir de seu trabalho relacionado à obra Sob o Céu Nordestino, de Walfredo Rodrigues.
“A Paraíba tem uma contribuição fundamental ao cinema documental brasileiro, com produções diversas sobre o nosso território. Na direção artística e na curadoria que assino com Carine Fiúza, buscamos aproximar filmes e ações formativas que dialoguem entre si, respeitando e valorizando suas diferenças. Existem múltiplas formas de fazer documentário e de olhar para o território, e é essa multiplicidade que reafirmamos em toda a proposta da mostra”, afirma Martina Nobre, idealizadora e diretora artística da Jaguaribe.
A Jaguaribe Mostra de Cinema Documental é uma realização da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Governo do Estado da Paraíba, com produção da Amora Produções Artísticas e apoio cultural do CTAv (Centro Técnico Audiovisual), Ministério da Cultura e Cine Aruanda.
Programação
12 de novembro
14h – Oficina com Iasmin Soares
Tema: “Autobiografia no cinema: uma estratégia de pertencimento”
Local: Escola Técnica de Artes
18h – Sessão JAGUARIBE de Curtas-Metragens
Local: Cine Aruanda (UFPB)
20h – Exibição do longa-metragem
“Pedro Osmar: Pra Liberdade que se Conquista”, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques
Local: Cine Aruanda (UFPB)
13 de novembro
16h – Bate-papo com Ana Bárbara Ramos
Tema: “Territorialidade e Processos Criativos”
Local: Cine Aruanda (UFPB)
18h – Sessão JAGUARIBE de Curtas-Metragens
Local: Cine Aruanda (UFPB)
20h – Sessão Vladimir Carvalho
Local: Cine Aruanda (UFPB)
Entrada gratuita.
