Os amantes do rock e do metal terão um encontro marcado neste sábado (11), a partir das 19h, na Vila do Porto, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. O Pogo Fest retorna celebrando o legado do Pogo Pub, uma casa de shows que marcou a história da cena underground paraibana entre 2011 e 2016. O evento reúne gêneros que dialogam entre si — do crust ao grind, passando pelo thrash, black metal, hardcore e rock progressivo — reafirmando a diversidade que sempre caracterizou o festival. Os ingressos estão disponíveis em: https://shotgun.live/pt-br/events/pogo-fest-11-10 .
A programação desta edição traz Papangu, Vermgod, Terrible Force, Noskill e Disacusia, bandas que representam diferentes vertentes da música independente produzida na Paraíba. Segundo a organização, são projetos com identidades distintas, mas que compartilham uma postura crítica e criativa — em sintonia com o espírito livre e contestador que guiou o antigo Pogo Pub.
“A diversidade é o que vai mais chamar atenção no Pogo Fest. Cada banda traz uma identidade única que reflete a pluralidade da cena underground. A Disacusia carrega o peso e o discurso político do crust/grind. A Vermgod representa o black metal antifascista com intensidade e postura. A Terrible Force traz a energia bruta do thrash metal e a Papangu se destaca pelo experimentalismo, originalidade e pela ousadia do seu som inclassificável e que está ganhando bastante destaque no cenário nacional. Acredito que a Noskill vai ter uma atenção especial pelo seu retorno, após mais de dez anos de hiato, reafirmando seu lugar de força e representatividade do hardcore feminino”, destacou Paolo Correia, um dos organizadores.
A curadoria foi construída de forma colaborativa pelo coletivo Pogo Produções, formado por pessoas envolvidas com o antigo Pogo Pub.
O festival acontecerá integralmente na Vila do Porto e contará também com a venda de materiais das bandas participantes, fortalecendo a rede de apoio e circulação da produção independente local.
Celebração da memória e reafirmação da resistência cultural
O retorno do Pogo Fest nasce do desejo coletivo de celebrar a memória do Pogo Pub e reafirmar sua importância para a cultura independente da Paraíba. Entre 2011 e 2016, o espaço — localizado no Centro Histórico de João Pessoa — foi ponto de encontro para artistas, bandas e público que acreditavam na música como expressão livre e ferramenta de resistência.

Imagem: Divulgação
“O Pogo Fest quer afirmar que a cena independente continua viva, mesmo sem apoio institucional, movida pela coragem das pessoas que acreditam na arte como ferramenta de transformação. É resistência e de celebração da autonomia, da diversidade, do compromisso com as pautas do underground e da memória cultural — valores que o Pogo Pub sempre defendeu. O festival também reforça a responsabilidade com a memória das produções underground do estado e com o fortalecimento dos laços criados inicialmente pelo Pogo Pub”, finalizou Paolo.
A produção do Pogo Fest é inteiramente independente, assinada pelo coletivo Pogo Produções, formado por Paolo Correia, Neto Costa, Osmair Maciel, Ronyelly Diniz e Eleonay Domingos — responsáveis pela curadoria e pela comunicação do festival.
O evento conta com o apoio do estúdio e produtora Music Obsession, na pessoa de Marcos Sena, parceiro que acredita na força da cena local e contribui para o fortalecimento da rede de produção musical independente na Paraíba.
Serviço
Data: Sábado, 11 de outubro de 2025
Horário: A partir das 19h
Local: Vila do Porto — Varadouro, João Pessoa (PB)
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/pogo-fest-11-10
Atrações: Papangu, Vermgod, Terrible Force, Noskill e Disacusia
Informações: @pogo_producoes (Instagram)