O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes realiza na próxima terça-feira, 23, das 19h às 22h, a edição Acolhimento Afetivo – Celebrando os Encantados. O encontro será na sede do ateliê, no Varadouro, em João Pessoa. O evento busca valorizar a memória do educador Hugo Moura e dar continuidade ao seu legado por meio da família e da comunidade.
Os alunos do EJA da Escola Municipal Professor Hugo Moura serão os convidados da noite. A programação contará com contação de histórias com Fernanda Ferreira, roda de conversa com projeção de fotos de Gustavo Moura e oficina de pintura conduzida por Elioenai Gomes.
Fotógrafo e integrante da organização Maracá Cidadania, Gustavo Moura destacou a emoção de participar de uma atividade em uma escola que leva o nome de seu pai. Para ele, será um momento de diálogo com os estudantes sobre memória, cultura popular e fotografia autoral e documental.
Idealizador do projeto, Elioenai Gomes explicou que o acolhimento terá como eixo a árvore genealógica. A proposta é refletir sobre a história dos nomes que identificam as escolas públicas e sobre a importância de reconhecer esses legados. “Vamos falar de Hugo Moura e de sua contribuição para a cultura popular, mas também do caminho que segue com seus filhos e com a comunidade. É um momento de reconhecer os encantados, os ancestrais que são parte da natureza, das árvores, das sementes e dos frutos. Tudo renasce”, afirmou.
Além da contação de histórias, o público poderá conhecer obras fotográficas de Gustavo Moura e participar de uma criação coletiva inspirada na árvore genealógica da família Moura.
Sobre Hugo Moura
Francisco Hugo Almeida de Lima e Moura teve papel central no Movimento Folclórico Brasileiro na Paraíba. Sua trajetória intelectual e institucional é considerada fundamental para compreender as ações do movimento no estado. O professor consolidou os estudos de folclore e deixou uma contribuição decisiva para a cultura popular paraibana, com a publicação de textos como Folclore Paraibano (1975), Alimentação e Linguagem Popular, O que vendem os ervatários das feiras de João Pessoa, Bibliografia do Folclore Paraibano, entre outros, além do Mapa Folclórico da Paraíba (1969). Textos e mapa disponíveis no endereço eletrônico https://maracacidadania.org/professor-hugo-moura/.
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultrua
O Acolhimento Afetivo é uma das ações promovidas pelo Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em 2025 com recursos do Edital de Chamamento Público nº 60.011/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do Ministério da Cultura/Governo Federal e do Fundo Municipal de Cultura/Fundação Cultural de João Pessoa/Prefeitura Municipal de João Pessoa e com a produção executiva da associação Maracá Cidadania.
Serviço
Acolhimento Afetivo – Celebrando os Encantados
Data: 23 de setembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes – Rua da Areia, 155, Varadouro, João Pessoa/PB