Início » Mídias e Entretenimento » Lançamento de obra sobre Linduarte Noronha reúne grandes nomes da cultura no Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Lançamento de obra sobre Linduarte Noronha reúne grandes nomes da cultura no Espaço Cultural José Lins do Rêgo

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Editora A União, convida o público para o lançamento do livro “Luz, Cinefilia… Crítica: Arqueologia e Memória do Crítico Linduarte Noronha”, que acontecerá na quinta-feira, dia 13 de março de 2025, às 19h, na Livraria A União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

O evento contará com a presença de renomados nomes da cultura e da crítica cinematográfica, como Lúcio Vilar, Naná Garcez, Hildeberto Barbosa, João Batista de Brito e Sérgio de Castro Pinto.

A obra é uma homenagem ao legado de Linduarte Noronha, um dos mais importantes críticos de cinema e documentaristas do Brasil, conhecido por sua contribuição fundamental para a cultura cinematográfica nacional. O livro traz uma análise profunda sobre sua trajetória, reunindo textos críticos, memórias e reflexões que resgatam a importância de Noronha para a sétima arte e para a cultura nordestina. Para Glauber Rocha, Linduarte foi um precurssor do cinema novo.

O evento de lançamento promete ser um momento de celebração e debate sobre a influência de Linduarte Noronha no cinema brasileiro. A presença de personalidades como Lúcio Vilar, pesquisador e professor de cinema, e Naná Garcez, crítica e curadora, garantem um diálogo enriquecedor sobre a obra e o impacto do homenageado. Hildeberto Barbosa, João Batista de Brito e Sérgio de Castro Pinto, todos grandes conhecedores da cultura paraibana e nacional, também trarão suas perspectivas sobre o tema.

Linduarte Noronha é lembrado especialmente por seu documentário “Aruanda”(1960), marco do cinema nacional e um dos primeiros registros audiovisuais a retratar a cultura e a realidade do sertão nordestino. Sua obra é considerada pioneira no cinema documental e uma referência para gerações de cineastas e críticos, impulsionando vários outros aspirantes à cineastas como Ipojuca Pontes, Vladimir Carvalho, Ramiro Mello, entre outros até os dias atuais.

O lançamento do livro é uma oportunidade para o público mergulhar na história do cinema brasileiro e conhecer mais sobre a vida e a contribuição de um dos maiores nomes do audiovisual do país. A entrada é gratuita.

Linduarte Noronha era natural de Pernambuco, mas cresceu e foi criado na Paraíba, se formou no curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o que o ajudou a participar do meio cultural acadêmico e cultural da Paraíba.

Linduarte era jornalista e fotógrafo, antes de ser cineasta. Também foi crítico de cinema no jornal A União por quase vinte anos, trabalhou na Rádio Tabajara e junto de outros nomes ajudou a implantar o Departamento de Cinema da Universidade Federal da Paraíba, onde foi professor.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Luz, Cinefilia… Crítica: Arqueologia e Memória do Crítico Linduarte Noronha”

Quando: 13 de março de 2025 (Quinta-feira)

Horário: 19h

Onde: Livraria A União, no Espaço Cultural José Lins do Rego (João Pessoa – PB)

Participações: Lúcio Vilar, Naná Garcez, Hildeberto Barbosa, João Batista de Brito e Sérgio de Castro Pinto

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso