Início » Mídias e Entretenimento » Justine Triet, vencedora da Palma de Ouro em Cannes, critica governo francês por reprimir protestos contra reforma da previdência

Justine Triet, vencedora da Palma de Ouro em Cannes, critica governo francês por reprimir protestos contra reforma da previdência

 A diretora francesa Justine Triet, vencedora do prêmio principal do Festival de Cinema de Cannes, criticou em seu discurso o governo do presidente francês Emmanuel Macron por reprimir de maneira “chocante” os protestos contra a polêmica reforma previdenciária.

No início do sábado, o thriller de Triet, “Anatomia d’une chute” (“Anatomia de uma queda”), ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2023.

“Este ano, o país foi dominado por um protesto histórico, extremamente poderoso e unânime contra a reforma da previdência. Esse protesto foi negado e reprimido de forma chocante”, disse Triet, conforme veiculado pelo canal de mídia digital Brut.

A ministra da Cultura da França, Rima Abdul Malak, rebateu as declarações e disse no Twitter que estava “consternada com a injustiça” dos comentários da diretora, acrescentando que “este filme não poderia ter sido feito sem o nosso modelo francês de financiamento de filmes”.

Em 14 de abril, o Conselho Constitucional francês aprovou o artigo-chave do projeto de lei de reforma previdenciária, que aumenta gradualmente a idade de aposentadoria na França de 62 para 64 anos até 2030. A reforma provocou uma forte reação, levando manifestantes às ruas em todo o país. Vários protestos organizados por sindicatos atraíram mais de 1 milhão de apoiadores em toda a França. (Com Sputnik).

Brazil 247

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo