Uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira com a Secretaria da Mulher e Secretaria de Cultura, a primeira edição do Festival das Mulheres Artistas (ELAS) acontece de 20 a 23 de março, em vários locais da cidade contando com mais de 60 mulheres artistas. Violetas se apresenta no dia 20 de março, às 19h30 no Teatro Municipal Geraldo Alverga com entrada gratuita.
A programação conta com apresentações em grupo e atividades individuais nas áreas de música, teatro, dança, oficinas, artes plásticas, contação de histórias e rodas de conversa.
O Festival das Mulheres Artistas (ELAS) é um evento inédito de artes integradas, na Paraíba, envolvendo atrações culturais produzidas apenas por mulheres. O evento vai homenagear a artista guarabirense Luzia Tereza, já falecida, considerada uma das maiores contadoras de histórias do mundo.
Violetas
O espetáculo Violetas é fruto da pesquisa “Memória da Voz”, realizada pela atriz com direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) e assistência de direção de Eleonora Montenegro. O espetáculo trata de mulheres, guerreiras anônimas, sonhadoras solitárias, que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e não puderam realizar sonhos outros.
O fio condutor é a história da avó de Mayra, dona Wilma, que com o seu exemplo de vida e amorosidade inspira toda a pesquisa. A partir dela, outras tantas poderão ganhar vez e voz. A pesquisa/espetáculo parte da metodologia da mímesis corpórea e vem propor uma reflexão sobre o nosso papel ou papéis através de testemunhos, observações e descobertas.
Ficha técnica
Realização: Cia Violetas
Direção: Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro)
Assistente de Direção: Eleonora Montenegro
Atuação: Mayra Montenegro
Produção: Amora Produções

