Início » Mídias e Entretenimento » Artista indígena faz exposição no DF com releitura da obra ‘Macunaíma’

Artista indígena faz exposição no DF com releitura da obra ‘Macunaíma’

O Memorial dos Povos Indígenas em Brasília recebe duas exposições do artista roraimense Jaider Esbeel a partir deste sábado (7). Indígena do povo Makuxi, ele fará uma releitura da obra “Macunaína”, de Mário de Andrade (1893–1945), por meio de pinturas em tela e de desenhos em papel.

A exposição “Transmakunaima – O buraco é mais embaixo” dá início às mostras de arte, cinema e rodas de conversa do memorial durante o mês de julho (veja programação abaixo). O espaço fica no canteiro central do Eixo Monumental, em frente ao Memorial JK e ao lado da Câmara Legislativa.

Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília (Foto: Júnior Aragão/SECDF)Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília (Foto: Júnior Aragão/SECDF)

Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília (Foto: Júnior Aragão/SECDF)

Para o artista, enquanto o livro conta a história de um “herói sem nenhum caráter”, a mostra “traz luz à descaracterização de Makunaíma”, tratado por ele como “uma entidade que pode assumir todos ou qualquer caráter ou forma”. O personagem faz parte do imaginário dos povos indígenas que cercam o Monte Roraima.

“Transmakunaima fala de gênero e de um ambiente pré-conquista, quando os povos viviam uma era de plenitude. Quase cem anos depois da obra ser lançada, nós [indígenas] buscamos fazer parte desse universo, como protagonistas, e levar os leitores para dentro do assunto.”

Obra do artista roraimense Jaider Esbell (Foto: Divulgação)Obra do artista roraimense Jaider Esbell (Foto: Divulgação)

Obra do artista roraimense Jaider Esbell (Foto: Divulgação)

‘Era uma vez a Amazônia’

Nascido na comunidade Raposa Serra do Sol, Esbell também é reconhecido no cenário nacional como autor da coleção de desenhos “Era uma vez a Amazônia”, uma espécie de denúncia contra o processo de devastação da região.

“Os desenhos retratam a Amazônia desromantizada, mostram a Amazônia real, onde as pessoas ferem o índio, explusam o ribeirinho de suas terras e onde a floresta é severamente devastada.”

Desenho da exposição 'Era Uma Vez a Amazônia', que será exposta em Brasília (Foto: Divulgação)Desenho da exposição 'Era Uma Vez a Amazônia', que será exposta em Brasília (Foto: Divulgação)

Desenho da exposição ‘Era Uma Vez a Amazônia’, que será exposta em Brasília (Foto: Divulgação)

“A exposição também fala de catástrofes como o fim de mundo causado por colapso ambiental”, explica Jaider Esbeel. Ao todo, serão 16 desenhos em preto e branco que vão ilustrar a mostra. As cores, segundo o artista, são para contrastar com a ideia de uma Amazônia colorida, “que é um lugar cheio de vida, mas que está devastado”.

A exposição faz parte do Projeto Culturas Vivas, que será desenvolvido nos próximos dois anos pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI), em parceria com o governo do Distrito Federal. O objetivo, segundo os coordenadores, é revitalizar o Memorial dos Povos Indígenas e manter o acervo histórico do local.

Serviço

“Transmakunaima – O buraco é mais embaixo”
Data: 7 a 29 de julho (terça a domingo)
*Inauguração às 19h
Hora: 9h as 17h

Roda de Conversa Transmakunaima
Leitura e discussão de um artigo de Jaider Esbell publicado na revista “Iluminuras” da UFRGS
Data: 11 de julho
Hora: 14h

Outras atividades no Memorial dos Povos Indígenas

1º Encontro de Comunicadores e Comunicadoras indígenas e negros/as do Distrito Federal
Data: 26 de julho
Hora: 8h30 às 22h

Cine Memorial
O tema é “A comunicação como forma de expressão de luta e resistência”
Data: 26 e 27 de julho
Hora: 19h as 22h

Abertura da exposição “O paíz Timbira”
Sessão de canto dos Krahô, seguida da projeção do filme “Festa para Xopë” (direção de Lucas Bonolo e produção de Gavano Filmes e Centro de Trabalho Indigenista.
Data: 27 de julho
Hora: 18h

Vivência Intercultural Krahô
Data: 28 de julho
Hora: 10h as 13h

Exposição “Ocupação culturas vivas”
Data: até 31 de julho

G1

Escrito por: fabricia

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo