Javier Llopis, clarinetista espanhol, participará como solista no concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que será realizado no dia 10 de novembro, a partir das 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural (Funesc). O concerto será regido pelo maestro Luiz Carlos Durier. Na mesma semana, o clarinetista vai ministrar dois mastersclass e apresentar um concerto didático.
Os masterclass de clarinete serão ministrados nos dias 8 de novembro (terça-feira), às 13h30, e 9 (quarta-feira), às 9h, na Sala de Concertos. Já o concerto didático será no dia 10 (quinta-feira), às 9h, no mesmo local, para alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) e da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas até esta sexta-feira, 4 de novembro, pelo e-mail melosilveira@gmail.com, que também está disponível para qualquer informação sobre as atividades.
De acordo com o diretor administrativo da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Márcio Carvalho, as atividades pedagógicas e o concerto foram possíveis graças à parceria firmada com duas empresas para a vinda do clarinetista Javier Llopis. “A OSPB teve essa iniciativa a partir da necessidade que sentimos de ofertar ao colegiado musical da Paraíba e estados vizinhos, cuja demanda é bastante maciça, fontes de conhecimento com um artista reconhecido mundialmente como Javier Llopis. É uma experiência única que, com o apoio e patrocínio da Buffet Crampon e Roriz Instrumental, conseguimos aproveitar a estadia de Javier em João Pessoa para concerto com a Orquestra Sinfônica, e realizar essa semana de atividades pedagógicas para músicos e estudantes de música da região”, explicou o diretor.
Márcio Carvalho ressaltou ainda que a direção da OSPB quer dar continuidade a esse projeto didático no próximo ano. “Pretendemos, na próxima temporada, manter essa política e permitir que nossa comunidade musical tenha experiências mais próximas aos artistas que abrilhantarão a temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba”, finalizou.
No 10º concerto oficial da temporada 2016, no dia 10 de novembro, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai executar “Episódio Sinfônico”, de Francisco Braga; “Segundo Concerto para Clarinete e Orquestra Sinfônica”, de Oscar Navarro, com solo de Javier Llopis, e “Sinfonia nº 2 em Dó menor, Op. 17 – Pequena Rússia”, de Tchaikovsky.