Paraíba

Marcus Alves marca fase atual da ASCOM da UFPB de resultados dando novo rumo à política de comunicação


05/12/2019



Portal WSCOM

Os avanços registrados na Universidade Federal da Paraiba nos diversos níveis, também chegou na Assessoria de Comunicação da instituição fazendo história. “A comunicação institucional tem um lugar muito especial na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)”.

A avaliação é do jornalista e escritor Marcus Alves, chefe da Assessoria de Comunicação da UFPB (Ascom/UFPB).  Ele comanda a Ascom/UFPB há um ano e vem impulsionando uma política de comunicação nova naquela instituição.

Marcus Alves, doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), contou ao WSCOM que neste período de um ano a Ascom UFPB vem produzindo informações para alimentar a imprensa local e nacional com a realidade da pesquisa, do ensino e da extensão da UFPB.

– A UFPB carecia de uma ação intensiva e integrada na área de comunicação. A instituição estava frágil nesta área há quase seis anos e não conseguia dialogar com a sociedade paraibana para mostrar o seu potencial”, diz.

Ele lembra, por exemplo, que a UFPB é a 1ª Universidade do país no ranking de patentes, superando grandes instituições com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Top 11 na América do Sul em qualidade de produção científica no Leiden Ranking e a 5ª do Nordeste no ranking da Folha de São Paulo. Somente em 2019 contratou 100 professores visitantes dentro de um programa de internacionalização.

SÍNTESE – “Eu sempre visualizei que a UFPB tem muito o que mostrar à sociedade, nas pesquisas, nos serviços e na sua capacidade de formar profissionais. Faltava planejar e estimular essa comunicação de forma integrada, acrescenta Marcus Alves, que já foi secretário de Comunicação da prefeitura de João Pessoa e da Prefeitura de Conde.

Marcus Alves contou que a Ascom da UFPB trabalha para garantir uma interação forte a imprensa paraibana, principalmente.  Produz noticiais cotidianamente, efetivou o novo portal da UFPB (ufpb.br) em parceria com a Superintendência de Informação (STI) e mantem presença nas redes sociais. Criou recentemente o instagram da UFPB, que em três meses chegou a mais de 16 mil seguidores.  No facebook a UFPB tem mais de 58 mil seguidores.

Entre as novidades que a Ascom UFPB criou estão a realização de entrevistas inéditas com personalidades acadêmicas, como o cineasta Vladimir Carvalho (cinema), Jacinto Batista (sobre agrotóxico), e o compositor sueco Jan Sparby (sobre música e empreendedorismo). Criou campanha Primavera no Campus, com fotos feitas por professores, estudantes e técnicos para mostrar o lado bonito e humanizado da UFPB.

É ponto comum no mercado de comunicação paraibano que UFPB conseguiu aumentar a interação com a imprensa neste período de um ano desde que Marcus Alves assumiu a Assessoria de Comunicação.

“Não tem um dia que a UFPB não esteja em alguma TV, algum portal ou rádio de forma positiva. E toda hora a gente atende a pedidos de colegas jornalistas. É impressionante. Agradecemos muito a toda a imprensa paraibana por esse trabalho”, finalizou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //