Brasil

Lula determina que presidente do INSS seja demitido após operação da PF


23/04/2025

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista para a Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro. Palácio da Alvorada, Brasília - DF. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Da Redação / Portal WSCOM



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinou a demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi um dos alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (23). O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi comunicado da decisão e a exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União entre hoje ou amanhã.  

Segundo auxiliares próximos ao presidente, a decisão foi tomada em virtude da gravidade das denúncias contra Stefanutto e visando garantir a isenção das investigações. Para o presidente, é necessário realizar mudanças na estrutura do INSS para assegurar que não ocorram interferências no processo.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A operação deflagrada pela Polícia Federal investiga um esquema ilegal de descontos em aposentadorias e pensões, realizados sem a autorização dos beneficiários. Segundo os investigadores, o volume destes descontos dobrou em 2023. Outros servidores do INSS, além do presidente do órgão, são investigados. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.