Política

Lula chama de “dia sagrado da soberania” em reação ao tarifaço assinado por Trump; Governo se reúne


30/07/2025

Lula após assinar lei que proíbe uso de animais em testes para cosméticos. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Portal WSCOM

Durante a cerimônia de sanção da lei que proíbe o uso de animais em testes cosméticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento breve  sobre a medida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A resposta do governo brasileiro está sendo articulada em reunião de emergência convocada pelo Planalto.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Hoje, para mim, é o dia sagrado da soberania. Duas soberanias de coisas que eu gosto: dos animais e dos seres humanos”, afirmou Lula, ao comentar tanto a nova legislação sobre testes em animais quanto o impacto econômico da decisão americana.

O presidente destacou ainda que sancionou, por volta das 17h, a lei que protege os direitos dos animais. “A gente conseguiu, às 17h, sancionar uma lei que defende a soberania animal”, disse ele. Em seguida, informou que se dirigiria à reunião com ministros para tratar da resposta brasileira ao tarifaço.

“Eu estou saindo daqui com pressa porque eu vou me reunir ali para defender outra soberania. A soberania do povo brasileiro em função das medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos”, acrescentou.

A reunião convocada por Lula teve início por volta das 17h30 no Palácio do Planalto. Participam do encontro o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além de outros integrantes da equipe econômica e da diplomacia brasileira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.