Política

Lula abre encontro com prefeitos e ouve pedidos por mais investimentos diretos nos municípios


11/02/2025

Portal WSCOM



Em meio a um esforço para estreitar laços com lideranças locais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta terça-feira (11), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília. O evento, promovido pela Presidência da República, reúne mais de 3.100 prefeitos e conta com 22.632 pessoas inscritas, segundo dados do governo.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, cobrou mudanças na destinação de recursos federais para os municípios menores, criticando o modelo atual de distribuição por emendas parlamentares, segundo o Metropoles.

“Nós não vivemos de emenda parlamentar. Emenda parlamentar para nós é uma gota de água no grande problema que nós temos”, afirmou. Ele sugeriu que o governo crie programas de longo prazo voltados especificamente para essas cidades. “Quero propor que o senhor tire dinheiro das emendas parlamentares e faça programa para os pequenos municípios, (para que) tenha projeto de médio e longo prazo, para que a gente faça política pública”, acrescentou.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, adiantou que o governo federal anunciará uma série de medidas ao longo dos três dias de evento. “São três dias para desenrolar a vida dos prefeitos e prefeitas na relação com o governo federal. Serão mais R$ 50 bilhões para municípios brasileiros, com o Minha Casa, Minha Vida, obras da saúde, esporte, infraestrutura”, destacou.

A reunião também marca a primeira aparição pública de Lula ao lado dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente. Motta enfatizou o compromisso do Congresso com o municipalismo.

“Meu envolvimento com a pauta municipalista não é recente, e isso tem um porquê: são as prefeituras que acolhem, em primeira instância, os anseios da população em relação ao Poder Público. (Por isso), é extremamente injusto que esses entes tenham de estar sempre cobrando atenção da esfera federal”, declarou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.