Esporte
Hugo Motta abordará anistia do 8 de janeiro em reunião com líderes e evita antecipar eleições de 2026: “Estarei onde puder servir melhor”
02/02/2025
Da Redação / Portal WSCOM
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi alçado à presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026 e, antes de comandar sua primeira sessão nesta segunda-feira (3), no Plenário Ulysses Guimarães, destacou os primeiros desafios à frente da Casa.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em entrevista à mídia paraibana em Brasília, Motta agradeceu o apoio recebido e já anunciou a realização da primeira reunião de líderes.
“Amanhã nós vamos realizar no final da tarde uma reunião de líderes já para tratar da pauta da semana, de procedimentos de trabalho para esse próximo biênio na Câmara dos Deputados”, afirmou.
Anistia do 8 de janeiro será debatida com “imparcialidade”
Um dos temas mais sensíveis no Congresso, a possível anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, também foi abordada pelo novo presidente da Câmara. Hugo Motta ressaltou que o assunto divide os parlamentares e garantiu que a condução será feita com equilíbrio.
“Esse tema é o tema que mais divide a Casa hoje. Você tem o PL defendendo que se vote a anistia para os presos lá do episódio de 8 de janeiro, você tem a esquerda, o PT, principalmente, defendendo que esse assunto não seja debatido, não seja votado na Casa. Como eu disse aqui inicialmente, a pauta é feita pelo presidente com a participação dos líderes”, disse..
“Com certeza esse será um tema que será levado para essas reuniões nos próximos dias e podemos conduzir com a maior imparcialidade possível. O presidente Arthur [Lira], antes do final do ano, antes do final do seu mandato, estabeleceu que uma comissão especial deveria ser formada para discutir o texto desse assunto e aí vamos agora, na volta dos trabalhos, com muita responsabilidade, com muita cautela para não nos excedermos em nenhum ponto, nem a favor de um lado, nem de outro, conduzindo esse tema que é tão importante, tão relevante para o parlamento, já que é uma pauta que vem sendo bastante cobrada de ambos os lados”, explicou.
Eleições de 2026
Ao ser questionado sobre o cenário político para as eleições de 2026, Hugo Motta afastou qualquer antecipação de debate eleitoral e reforçou que o foco deve ser na agenda do país.
“Não há da nossa parte nenhum interesse de antecipar o debate eleitoral de 26. O interesse agora é trabalhar pelo Brasil. Nós temos que deixar de ser o Brasil do futuro para ser o Brasil do presente. E o Brasil do presente é enfrentar a agenda que o país tem nesse momento para o nosso país, enfrentar os problemas, discutirmos as grandes pautas: segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade, educação, saúde pública para as pessoas com deficiência, podemos discutir o autismo, discutir a mulher na política. Podemos avançar numa agenda que possa atender a complexa pluralidade que a sociedade brasileira tem”, declarou.
O deputado reforçou que a prioridade é garantir o fortalecimento da Paraíba e evitar que o clima eleitoral atrapalhe as atividades no Congresso.
“Nós vamos trabalhar para que ela [Paraíba] possa ser cada vez mais forte, para que o nosso estado possa se engrandecer ainda mais e com isso estamos honrando, penso eu, a confiança que o povo paraibano deposita em nós. Então, quero aqui reafirmar essa nossa posição de unidade, discutir 2026 no momento certo, não antecipar o debate eleitoral”, declarou.
“O momento agora é de trabalho, o que a população quer dos políticos nesse momento é que cada um cumpra ali o seu dever de cumprir aquilo que o ajudou, o credenciou a estar exercendo o cargo público que cada um ocupa. Com isso, podemos não deixar o momento eleitoral interferir e atrapalhar esse bom momento que a nossa Paraíba está vivendo”, acrescentou.
Sobre seu futuro político em 2026, eledeixou em aberto qual caminho seguirá, mas reforçou que estará à disposição do que for melhor para a Paraíba.
“Eu quero deixar aqui de forma muito tranquila a nossa posição de que eu estarei em 26 aonde o povo da Paraíba entender que eu possa servir melhor o meu estado.”
A primeira sessão sob comando de Motta está marcada para esta segunda-feira (3), às 16h, abrindo oficialmente o ano legislativo de 2025.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.