Saúde
Hospital Universitário da UFPB adia cirurgias e exames por falta de material
SEM RECURSOS
08/11/2017

Hospital Universitário Lauro Wanderley, anexo ao campus I da Universidade Federal da Paraíba – em João Pessoa, sofre com a falta de materiais para a realização de exames e cirurgias desde o dia 1º de novembro. Por causa disso, procedimentos médicos eletivos estão sendo remarcados.
O gerente de ensino e pesquisa do hospital, Ângelo Brito, explicou que os recursos de R$ 6,6 milhões recebidos dos Ministérios da Saúde e da Educação já começaram a chegar mas que não é possível resolver os problemas tão rápidos.
“Nos últimos dias os recursos começaram a chegar, todavia ao mesmo tempo que os recursos chegam não dá para resolver os problemas. Precisamos empenhar o dinheiro […] para que o fornecedor comece a nos entregar os materiais”, disse Ângelo.
Segundo ele, o empenho dos recursos significa dizer ao mercado que o Hospital tem o dinheiro e que pode pagar por eles. Mas, o gerente informou que não é possível estipular um prazo para a resolução dos problemas, pois o HULW tem fornecedores espalhados pelo Brasil e demora para os recursos chegarem – quando chegam de forma correta.
O Hospital Universitário tem duas fontes de recursos: contratualização do Ministério da Saúde (MS), oferta de serviços à prefeitura de João Pessoa, recebendo pela tabela do Sistema Único de Saúde, e o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), Lei Federal de reestruturação dos hospitais universitários – parte do MS e parte do Ministério da Educação.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.