Brasil

Hospitais da Grande SP têm ocupação de 100% nos leitos de UTI para Covid-19


06/01/2021

Segundo as Secretarias Municipais de São Paulo, Guarulhos e Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, cinco hospitais estão com ocupação em 100% dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19.

A apuração é do jornalista Evandro Cini, da CNN. A Grande São Paulo tem ocupação, ao todo, de 63% O relaxamento de medidas de isolamento pode ter provocado o aumento e as prefeituras prometem mais leitos para o enfrentamento da pandemia.

Ambos na zona sul da capital paulista, os Hospitais Municipais Vila Santa Catarina e Santa Casa de Santo Amaro não têm mais leitos de UTI disponíveis. A Santa Casa, por exemplo, está com as 20 vagas de terapia intensiva ocupadas. A prefeitura explicou que as vagas dependem de regulação e que a lotação pode variar.

Por nota, a Secretaria explicou que o relaxamento das medidas de isolamento social pode ter colaborado no aumento de internações e que precisou usar parte dos leitos de UTI para o atendimento de outras doenças. Ao todo, a capital tem 966 leitos de UTI e 24 hospitais na rede pública.

Em Guarulhos, o Hospital Geral e o Complexo Hospitalar Padre Bento também não têm vagas. O Hospital Pimentas Bonsucesso está perto da totalidade com ocupação de 94%. A  Secretaria de Saúde de Guarulhos disse que está em “tratativas com um hospital privado do município para contratação de leitos de UTI e clínicos destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19”.

A Prefeitura de Embu das Artes informou que o hospital municipal Irmã Anette tem cinco leitos de UTI em uso.

Na rede estadual, mais dois hospitais estão com lotação máxima nos leitos de UTI para Covid-19. São eles: o Hospital Geral de Itapevi e o Hospital Ipiranga.

O estado de São Paulo soma 47.222 mil óbitos, 1.486.551 casos confirmados e mais de 5 mil internados em UTIs, segundo os dados desta terça-feira (5).


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.