Gilmar Mendes acata pedido da defesa de Ricardo Coutinho e adia audiência sobre denúncia contra o ex-governador

Imagem Substituída

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido da defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e adiou a audiência de instrução prevista para acontecer nesta quinta-feira (18), nas dependências da 2ª Vara Criminal de João Pessoa, sobre a denúncia proveniente da Operação Calvário oferecida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que aponta o crime de contratação de ‘codificados’ no Governo do Estado durante as duas gestões do petista.

O magistrado julgou parcialmente procedente a reclamação feita pelo ex-governador e determinou que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) forneça “acesso pela defesa ao inteiro teor das conversas de Whatsapp mencionadas na denúncia”. As mensagens foram mencionadas na denúncia às quais o MPPB teve acesso.

A defesa levantou a possibilidade de que os diálogos possam ter sido adulterados: “Tal cenário pode indicar possível edição do conteúdo das conversas, para reorganizar trechos e falas com intuito de subsidiar a tese acusatória… somente o acesso ao inteiro teor desse material permitirá à defesa técnica analisar, com fidedignidade, o verdadeiro contexto dessas mensagens, inclusive para submetê-la à análise de um perito especializado, se for o caso”.

De acordo com a decisão do ministro Gilmar Mendes, uma nova data para a realização da audiência de instrução deve ser agendada “respeitando-se prazo adequado para a defesa analisar o material referido”.

Na audiência que seria realizada hoje, seriam ouvidos os secretários da gestão de Ricardo, dentre eles, Waldson de Souza, que comandou a pasta da Saúde, e Livânia Farias, que esteve à frente da Secretaria de Administração. Além deles, outras 11 testemunhas, que estão indicadas na denúncia, também devem ser ouvidas pela Justiça.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso