Política

George Coelho destaca impacto histórico da transposição e elogia atuação de Lula e João Azevêdo: “Água é vida e traz renda para o Nordeste”


29/05/2025

Wallyson Costa e Walter Santos

 

Na entrega do primeiro trecho da obra do Ramal do Apodi na cidade de Cachoeira dos Índios, no Alto Sertão paraibano, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, conversou com o jornalista Walter Santos sobre a importância histórica da obra e os avanços na segurança hídrica do Nordeste. Em sua fala, Coelho destacou o papel estratégico da transposição do Rio São Francisco e a atuação dos governos federal e estadual na garantia de abastecimento para a população e a produção agrícola.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Eu vejo com felicidade, porque é um momento histórico para a nossa Paraíba. Isso é um canal, é um ramal para Apodi, é um ramal que sai da Paraíba aqui e atende o Ceará, atende o Rio Grande do Norte, que acima de tudo é segurança hídrica, segurança hídrica para o Nordeste. Nós precisamos de água só na segurança hídrica para os humanos não, precisamos também da água para produção”, afirmou Coelho, ao comentar a chegada do presidente Lula ao Sertão para inauguração da obra.

Segundo o presidente da Famup, a entrega do ramal representa um marco para a região: “O que o presidente Lula está inaugurando hoje aqui é um marco, um marco para nosso Nordeste, para o nosso estado, porque a gente sabe que isso aqui vai trazer benefício, vai trazer renda para o Nordeste e a água é vida”.

Ele ainda lembrou que a transposição teve início no primeiro mandato de Lula, que agora dá continuidade com a expansão da estrutura hídrica para outros estados. Ao comentar o andamento das obras no Ramal Leste, entre Pernambuco e Paraíba, George Coelho disse: “Já colhemos fruto disso aí. A gente já tem segurança aí em Campina Grande e na sua redondeza, porque ali tá saindo e vai sair dois importantes projetos do governo, que é a transposição do Cariri e a transposição lá do Curimataú”.

Coelho ressaltou ainda o papel de Lula na origem do projeto: “Claro, o presidente Lula teve a coragem, o presidente Lula teve a determinação política de começar a transposição do Rio São Francisco para o Nordeste, porque entende que o Nordeste tinha esse problema e um problema grave de escassez de água”.

Sobre a atuação do governo da Paraíba, ele elogiou os esforços do governador João Azevêdo.

“A gente tem visto as várias regiões, a atenção que o governador João Azevêdo tem dado a essa área. Leva água para a cidade. Como ele bem disse, ele quer terminar o mandato dele colocando água em todas as cidades da Paraíba. Isso é muito importante, porque quando a gente tem esse valioso bem que é a água nas nossas casas, a gente tem qualidade de vida, tem saúde”.

Política paraibana

Questionado sobre uma possível candidatura de João Azevêdo ao Senado, George Coelho preferiu a cautela, mas reconheceu o capital político do governador.

“Ele tem todas as condições de ser senador pela Paraíba, pelo governo que tem, pelo trabalho que tem, mas isso aí é uma escolha do governador e com certeza a escolha dele a gente vai acatar e vai trabalhar para que a Paraíba continue esse projeto maravilhoso”.

Sobre possíveis nomes para a sucessão estadual, Coelho também evitou cravar favoritos, mas mostrou otimismo com o grupo político.

“Tem vários nomes postos e todos são bons. Basta sentar, conversar e fazer com que esse time que tá governando a Paraíba, esse time que tá dando apoio a esse projeto, siga em frente. A gente acredita que o capitão do time, o governador João Azevêdo, na hora certa, vai reunir o time, vai fazer com que a gente lance o nosso candidato e a gente seja vitorioso nas próximas eleições”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.