Os novos percenteuais de biocombustíveis nos combustíveis fósseis começam a valer nesta sexta-feira (1). A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no último mês e aumentou a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%. Já o biodiesel no diesel salta de 14% para 15%.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Os conflitos no Orinte Médio, de acordo com o governo, são alguns dos motivadores para essa mudança, devido a instabilidade do preço do petróleo. A medida também é uma forma de diminuir a dependência internacional, considerando o aumento de biocombustíveis produzidos no Brasil.
Para o consumidor, a mudança pode ser positiva. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), a redução no preço da gasolina pode ser de até R$ 0,02 por litro.
“A tendência, no entanto, é de que esse cenário mude após o fim da safra, com possível alta nos preços”, alertou, em entrevista ao portal G1.
No entanto, o cenário pode ser investirdo no caso do biodiesel, com possibilidade de aumentar o preço do diesel em R$ 0,02 por litro, em média. “O biodiesel custa quase o dobro do diesel de petróleo. Com a nova mistura, esse custo extra será repassado ao consumidor”, disse o presidente.


