O desperdício de alimento se torna cada vez mais agravante quando a desigualdade econômica do país e mundo é levada em consideração. Para tentar amenizar essa mazela, medidas como o consumo consciente começam a ser cada vez mais pautadas e implementadas no cotidiano dos brasileiros.
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Para tornar essa demanda viável, empresas como a Food To Save estão sendo cada vez mais abraçadas pelos brasileiros. A foodtech é uma startup brasileira que, através de parcerias com restaurantes, padarias e supermercados consegue oferecer descontos de até 70% em alimentos que estão próximos a data de validade.
A empresa foi criada em 2021 e está em João Pessoa há pouco tempo, mas já conseguiu uma audiência considerável. O que chama a atenção dos consumidores – além do preço baixo dos produtos – é a expectativa. Isso porque as lojas parceiras vendem seu itens através de “sacolas surpresas”, em que o consumidor só sabe o valor e a categoria da mercadoria que vai receber em casa ou retirar no estabelecimento.
Algumas empresas disponibilizam as sacolas diariamente no aplicativo, como é o caso da rede Pão de Açúcar. Outras, estão entrando aos poucos nesse novo modelo de mercado, como é o caso da La Petita – confeitaria, cafeteria e padaria francesa, localizada em Cabedelo.
O Portal WSCOM conversou com a Karina Catão, proprietária do La Petita, que explicou que o seu primeiro contato com o Food To Save foi em uma viagem a São Paulo, quando ainda não estava disponível em João Pessoa.

A empresária também destacou quais tipos de alimentos são disponibilizados na sacola: “⁠Alimentos que possuem prazo de validade determinado pela Anvisa para ficar em vitrine e produtos com defeito de padronização”.
Karina pontuou que, com o ingresso no aplicativo, o nível de desperdício e prejuízo da loja diminuiu consideravelmente. “Antes jogávamos muitos alimentos fora, mesmo estando bom, porque não podíamos doar, já que precisamos respeitar leis. E agora, conseguimos reaver pelo menos um pouco do custo com a produção”, disse.
Além de contribuir para o consumo consciente, Karina também destacou que a presença do La Petita no aplicativo ajudou a aumentar a visibilidade. “Ganhamos alguns clientes que consumiram no food to save e passaram a ser clientes da loja, mas também acontece de algumas pessoas ficarem viciadas em só consumir se for no food to save por conta do valor com desconto”, destacou.

