Cultura

Fest Aruanda anuncia selecionados da Mostra Competitiva Nacional de Curtas

O Fest Aruanda será realizado em João Pessoa de 30/11 a 6 de dezembro e é uma realização da Bolandeira Artes & Films.


12/09/2023

Portal WSCOM



De 31/11 a 06/12, acontece o tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na cidade de João Pessoa. A 18ª. Edição do evento, mais uma vez acontece na rede Cinépolis do Manaíra Shopping onde será o palco do evento que terá entrada franca em todas as sessões.

 

O festival divulga a seleção oficial dos 12 curtas metragens que farão parte da Mostra Competitiva Nacional.

 

O Comitê de Seleção foi formado pelo jornalista e crítico de cinema, Amilton Pinheiro (Curador do Fest Aruanda e Presidente do Comitê de Seleção), Rodrigo Fonseca (Crítico de cinema, dramaturgo e escritor) e Camila de Moraes (Cineasta e Jornalista).

Dos 535 curtas inscritos, a comissão selecionou 12 curtas para Mostra Competitiva Nacional.

Segundo Camila de Moraes. “A safra de filmes selecionados para a edição 18º Fest Aruanda de 2023 dialoga com o cenário atual do contexto brasileiro, no qual será possível encontrar obras com uma diversidade de temas urgentes e necessários. Entre ficção, documentário e animação, os curtas passeiam pelos gêneros de terror, comédia, drama. Filmes que buscam trazer uma reflexão aliada ao entretenimento”.

Rodrigo Fonseca, crítico de cinema, dramaturgo e escritor, também diz que: “Mesclando gêneros dramatúrgicos do terror ao melô, com ecos de comédia e traços de investigações existenciais, a seleção de curtas da mostra nacional do Fest Aruanda se agarrou à celebração das diversidades (de regiões e de pautas políticas) ao mesmo tempo em que buscou conexões com as estéticas mais urgentes do cinema mundial. Tem ecos de Jordan Peele, de Céline Sciamma e de Ryusuke Hamaguchi, mas sempre à(s) moda(s) brasileira(s)”.

Amilton Pinheiro, afirma que “Foram 535 curtas inscritos, o que aumentou ainda mais a responsabilidade do Comitê de Seleção para chegar ao melhor recorte e representatividade possíveis, olhando a questão de gênero, geográfica, temática e estética. Debruçamos com propostas estéticas e temáticas diferentes que trataram de assuntos espinhosos e dramáticos da nossa existência pessoal e de cidadão de um país que vive às voltas com problemas sociais insuperáveis. Mas ao mesmo tempo, o inconformismo dos diretores com os temas abordados nos mostram diversas maneiras de conduzir e enfrentar as agruras da nossa incapacidade de entender a si e ao outro. Sejamos fortes, sejamos conscientes, é o que apontam os 12 curtas da mostra competitiva nacional”.

 

Segundo o fundador e diretor executivo do Festival, Lúcio Vilar, a seleção será um ano de “renovação” no aniversário de dezoito anos de festival. “A seleção de curtas da mostra nacional, conforme testemunhado por seu comitê de seleção, já antecipa o diversificado cardápio audiovisual dessa edição, com uma miscelânea de gêneros narrativos de encher os olhos”, frisou. Vilar ainda reiterou o ‘auxílio luxuoso’ da plataforma Aruandaplay que agora tem caráter permanente como primeiro streaming da Paraíba que estará colada com a realização do festival.

RELAÇÃO FINAL DOS SELECIONADOS PELO COMITÊ DE CURTAS DA MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL.

Alvará”, de Fernando Abreu (Ficção).

Serra da Raiz/PB (2022).

Duração: 13:40

Sinopse: Dudu conseguiu realizar um grande desejo de seu pai. Mas a entrega do presente pode ser adiada.

 

Bergamota”, de Hsu Chien (Ficção).

Rio de Janeiro/RJ (2023).

Duração: 15:08

Sinopse: Inspirado em fatos reais. Bergamota, nome que a tangerina recebe no sul do Brasil. Essa fruta de cheiro tão característico e por muitos, afrodisíaca, irá deflagrar uma noite de sedução, dança sensual, sangue e vingança em uma corriqueira noite no Rio de Janeiro.

 

Emerenciana”, de Larissa Nepomuceno (Documentário).

Curitiba/PR (2023).

Duração: 11:52

Sinopse: Ela tinha nome, sobrenome e uma história, mas por ser negra e pobre sua identidade foi apagada. Emerenciana Cardoso Neves.

 

Feira da Ladra”, de Diego Migliorini (Ficção).

São Paulo/SP (2023).

Duração: 16:08 (O filme sobe os créditos antes de 16:00)

Sinopse: Com sua aposentadoria revogada, Sara abre uma feirinha para fazer um dinheiro, inventando histórias para não ter que levar nada de volta para sua solitária casa.

 

José Sette Cinema Infernal“, de Sávio Leite (Documentário).

Belo Horizonte/MG (2022).

Duração: 10:00

Sinopse: Uma homenagem ao cineasta de invenção Jose Sette. Diretor, roteirista, sonorista, diretor de fotografia e montador. Dirigiu, dentre outros filmes: “Bandalheira Infernal” (1976) e “Um Filme 100% Brazileiro” (1985).

O Brilho Cega”, de Carlos Mosca (Ficção).

Lagoa Seca/PB (2023).

Duração: 14:59

Sinopse: José e João são dois irmãos órfãos, que após toda uma vida de espera, resolvem buscar, juntos, uma Botija. Uma panela cheia de ouro e pedras preciosas, enterrada no Sertão nordestino, que José sonhara na infância.

 

O Destino da Senhora Adelaide“, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia (Animação).

Belo Horizonte/MG (2022).

Duração: 5:41

Sinopse: Um café da manhã pode mudar toda a vida de Adelaide.

O Presente“, de Ursula Marini (Ficção).

Rio de Janeiro/RJ (2022).

Duração: 14:57

Sinopse: “O Presente” apresenta a história de Pillar Vitória, uma atriz que está se preparando para viver Hécuba, a protagonista da tragédia grega de Eurípedes, quando o projeto é cancelado. Ela precisa então se reerguer.

 

Pulmão de Pedra”, de Torquato Joel (Documentário).

João Pessoa/PB (2023).

Duração: 14:24.

Sinopse: Joãozinho trava uma luta insana contra pedras.

 

Sereia”, de Estevan de la Fuente (Ficção).

Curitiba/PR (2023).

Duração: 14:57

Sinopse: Mudanças climáticas fazem a natureza devastar com fúria uma pequena comunidade de pescadores no litoral do sul do Brasil. É aniversário de Lúcio, criança cheia de imaginação que gosta de desenhar sereias e brincar com bonecas, mas na presença do pai intolerante e violento, o clima em casa não está para festa. Em segredo, sua mãe lhe preparou uma surpresa, um presente que finalmente transformará este em um dia especial.

 

Travessia”, de Gabriel Lima (Ficção).

Rio de Janeiro/RJ (2023).

Duração: 15:00

Sinopse: Dois personagens têm suas histórias de dores e questionamentos entrelaçadas quando ocupam o mesmo espaço em tempos diferentes. Tempo, esse espaço pequeno em nossas vidas que termina em morte.

 

Vão das Almas”, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape (Ficção).

Brasília/DF (2023).

Duração: 15:00

Sinopse: No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade…”

Patrocínios e parcerias – A 18ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.