Cultura

Feira Comunitária Luta Castelo anuncia programação de abril; confira

Oficinas, música ao vivo e sessão de cinema integram a edição de abril. Evento acontece no próximo sábado (15), a partir das 18h, com entrada franca.


12/04/2023

(Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

Portal WSCOM

A Feira Luta Castelo, tradicional espaço de economia solidária com mulheres expositoras, anuncia a programação de abril. Produtos de artesanato, culinária, moda, biojóias e brechó estão presentes na feira, que terá início às 18h. A programação inclui oficinas, sessão de cinema e um palco montado para música ao vivo na Praça Abdon Milanez, bairro do Castelo Branco.

A Feira Comunitária Luta Castelo nasceu em maio de 2022, em parceria com o Baile Amantes de Lula. As mulheres são as organizadoras em sua maioria da feira, e de todo o processo de produção. “É uma iniciativa popular baseada na coletividade na junção de forças e pessoas que acreditam que é preciso transformar sua comunidade em seu entorno, a partir de uma organização popular e orientada para a defesa da democracia, dos princípios de solidariedade, coletividade e do bem viver”, define Geysi Anne Felipe, integrante da organização da Feira Comunitária Luta Castelo.

Na programação do CINE LUTA CASTELO está um filme paraibano inédito: BATEMAN. Entre o documentário e a ficção, o curta se constrói a partir do encontro criativo entre o diretor (Ivan Cordeiro) e personagem (Moacir Silva). A sessão ocupará a sede da Associação de Moradores do Castelo Branco e será seguida de debate com Moacir Silva. A curadoria é do pesquisador e crítico André Dib. “A ideia é apostar no encontro entre público e filme, valorizando o engajamento cultural e social. Acredito que Seu Moacir, com suas visões e ações fabulosas, pode causar esse efeito”.

 

Baile Amantes de Lula (Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

 

Baile Amantes de Lula (Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

 

CINE LUTA CASTELO APRESENTA BATEMAN (PB, Doc / fic, 29’, 2023)*

Direção: Ivan Cordeiro / @eyeseefilm

*sessão seguida de debate com Moacir Silva.

Sinopse: O HERÓI QUE BATE. O morcego de Gotham City bate forte e mata seu companheiro de combate ao crime. Arrependido e iludido se refugia em John People onde através do aprendizado da língua portuguesa se reinventa espiritualmente ajudando sua comunidade e a si próprio.

Pernambucano radicado em Los Angeles, Ivan Cordeiro começou sua carreira no contexto do movimento superoitista do Recife. Desde então, ele continua produzindo filmes em diversos formatos, do Super-8 ao digital, explorando temas como memória, identidade, música e arte. Autor dos filmes “Censura Livre” (1979), que registrara a cena cultural e a decadência dos cinemas de rua do Recife, “Se Pintar Colou” (1980), “Se Colar Olhou” (1981), “Porque Deixei de Cantar” (1982), “23rd y Union” (2011) e “Lula Gonzaga Telephone Colorido” (2014). Ivan Cordeiro também é um entusiasta da preservação do Super-8, coordenando projetos de digitalização e restauração de filmes antigos, em parceria com a empresa Pro8mm em Burbank, Califórnia. Ministra oficinas e palestras sobre cinema e Super-8.

André Dib é jornalista, curador, pesquisador e crítico de cinema, com textos publicados em diversos jornais, revistas e livros, entre eles, “100 melhores filmes brasileiros” (2016) e “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” (2019). Organizador (com Gabi Saegesser) do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (2020). Nos últimos anos atua na realização de mostras e festivais, além de integrar comissões de seleção de filmes como o 55º Festival de Brasília (2022) e de projetos em editais de cinema em diferentes regiões do país. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba.

 

(Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

 

Sobre a feira

A feira comunitária Luta Castelo acontece mensalmente em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco. O projeto é fruto da iniciativa de pessoas e projetos sociais do bairro, com o apoio de moradores, lideranças e comerciantes e objetiva oportunizar ao público em geral, principalmente aos moradores, atividades culturais, educativas e de empreendedorismo.

Seu surgimento veio para movimentar a comunidade, visando fortalecer a economia e a cultura no bairro e envolver a comunidade na luta por melhorias, fortalecendo democraticamente a localidade. Seus eixos de atuação são: Promoção da Cidadania, promoção do pensamento político de base comunitária, promoção de oficinas educativas, incentivo a economia solidária e incentivo às artes e a cultura popular.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.