Saúde
Ex-aluna da UFPB conquista 1º lugar em premiação nacional de produção científica em Saúde Suplementar
19/12/2024
Da Redação
A pesquisadora Marília Augusta Raulino Jácome, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, foi premiada com o 1º lugar na categoria Economia do Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. Iniciativa de destaque nacional visando incentivar a pesquisa acadêmica e reconhecer estudos de qualidade técnica capazes de contribuírem para a evolução do setor, a premiação reconhece trabalhos científicos nas áreas de Economia, Direito, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde.
Intitulada “Inteligência Artificial, Predição Informacional e o Risco de Solvência na Saúde Suplementar Brasileira”, a tese de doutorado de Marília foi orientada pelo professor Dr Wenner Glaucio Lopes Lucena e trouxe contribuições notáveis para o setor.
Inovação e impacto na saúde suplementar
O estudo investigou o impacto da inteligência artificial (IA) na predição informacional de despesas assistenciais e no risco de solvência das Operadoras de Planos de Saúde (OPS) brasileiras, utilizando técnicas de Machine Learning. Os resultados evidenciaram a capacidade da IA em influenciar positivamente o risco de solvência das OPS, propondo diretrizes inovadoras para a gestão de riscos no setor.
Entre as principais contribuições do trabalho, destacam-se:
- Integração da IA às práticas operacionais das OPS, fortalecendo a resiliência e a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar.
- Abordagens multidimensionais, que conectam aspectos econômicos, sociais e de governança corporativa.
Um histórico de excelência acadêmica
Esta não é a primeira conquista de Marília Raulino no Prêmio IESS. Em 2018, ela foi premiada na mesma categoria com sua dissertação de mestrado, intitulada “A Regulação como Propulsora de Práticas de Controle Interno
na Saúde Suplementar”, também desenvolvida no PPGCC da UFPB.
Uma trajetória inspiradora
Após concluir o doutorado, Marília Raulino assumiu a posição de CEO da Dental Center, uma operadora de saúde com mais de 56 mil clientes, onde aplica seu conhecimento acadêmico para promover avanços no setor. Ela também faz parte da coordenação do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) na PB e continua desenvolvendo pesquisas na área de saúde suplementar, consolidando sua contribuição tanto para a prática quanto para a teoria.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.