A cidade de Pitimbu, que fica a cerca de 60 km de João Pessoa, promove os Jogos de Verão até o dia 18 de janeiro. Com a abertura na noite desta quinta-feira (8) em uma arena para quase três mil pessoas, o maior torneio de futebol de areia do país está recheado de curiosidades: a presença de atletas da Seleção Brasileira, homônimos de clubes tradicionais e até jogador com nome de craque nos gramados no registro de nascimento.
“É uma satisfação muito grande fazer essa competição, que já se tornou tradição no Brasil. Já são mais de 20 edições e a cada ano se torna ainda maior. A gente vem realmente conseguindo atingir o objetivo, que é sempre ofertar um evento esportivo melhor para a nossa população e para os nossos atletas. Além daqueles que gostam do esporte e visitam o nosso município. Estou muito feliz com um ano de realização”, comentou a prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam.

Entre os destaques do campeonato está o pivô Lucão, bicampeão da Copa do Mundo com o Brasil em 2017 e no ano passado vestindo a camisa 10. Com a camisa verde e amarela, ele conquistou o tricampeonato da Copa América (2014, 2016 e 2018) e foi bicampeão da Copa Intercontinental (2016 e 2017). No torneio, na Paraíba, ele veste a camisa do Boca Juniors.
“É um privilégio estar aqui. Costumo falar com os meus companheiros que quando tem essa oportunidade, não pode deixar escapar. Agarrar com todas as forças e mostrar o meu valor, por isso que eu vim. Eu quero mostrar para essa torcida do Boca, essa equipe maravilhosa que me acolheu muito bem e mostrar meu potencial dentro da arena. Quero parabenizar pela estrutura, pelo campeonato e pela torcida de todos os times”, afirmou Lucão, que marcou dois gols na vitória por 4 a 3 contra o Vasco de Camucim no jogo de abertura da competição.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O Boca Juniors de Pitimbu, inclusive, que é o atual campeão, conta com um atleta que homenageia um ídolo argentino: Diego Maradona. O que está na disputa dos Jogos de Verão tem no registro de nascimento o nome do jogador que marcou época nos Xeneizes nos anos 80 e 90.
“Nada se compara ao futebol do Maradona verdadeiro, mas dá para gente ajudar ao Boca. Se Deus quiser no final do campeonato vamos sair vencedores. Meu pai quis prestar uma homenagem a ele e fui pelo mesmo caminho. Gosto de jogar também”, disse Diego Maradona Nascimento da Silva.
Além deles, quem está atuando nos Jogos de Verão é Reyder Resende. O jogador tem uma carreira que soma passagens pela Seleção Brasileira, onde foi convocado em 2013 e atuou ao lado dos ícones Benjamim e Mão, e conquistou títulos em competições importantes, como a Libertadores e a Copa do Brasil. No currículo, também estão clubes de diversos estados brasileiros e temporadas em Israel e Itália.
“Aqui em Pitimbu está sendo um dos campeonatos mais importantes daqui do Brasil. Fico muito feliz em, mais uma vez, disputar essa bela competição na Paraíba. Tenho a honra de vestir a camisa do Vasco. São jogos muito difíceis e que traz uma visibilidade muito grande para a nossa modalidade”, projetou Reyder Resende.
Sobre os Jogos de Verão
O evento tem a presença de 14 equipes e será disputado até o dia 18 de janeiro. Além do Boca Juniors e do Vasco de Camucim, ainda tem equipes homônimas de clubes tradicionais: Juventus, Náutico e Real BS.
“O nosso time é inspirado no Real Betis, da Espanha, por conta da trajetória, da história, que vem até hoje no futebol. A gente trouxe essa paixão do Bétis para Pitimbu”, finalizou Victor Leonardo, o VL, idealizador do Real BS.