A FIFA realizou nesta terça-feira (16), em Doha, no Catar, a tradicional cerimônia de gala do prêmio The Best, coroando os destaques da temporada 2025. O atacante francês Ousmane Dembélé (PSG) e a meio-campista espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona) foram eleitos os melhores jogadores do mundo.
No ano passado, o Fifa The Best ficou com o atacante Vinícius Júnior, da seleção brasileira e do Real Madrid. Neste ano, Raphinha (Barcelona) também concorreu na categoria de melhor do ano, assim como Alisson (Liverpool), que disputava como melhor goleiro da temporada. No entanto, nenhum dos dois jogadores da seleção brasileira foi agraciado.
Dembelê foi contemplado pela primeira vez como o melhor do ano. Ele superou outros 10 indicados ao Fifa The Best. O atacante de 28 anos foi o principal destaque do PSG em 2024/2025, ajudando o time a enfileirar títulos: Campeonato Francês, Supercopa da França, Copa da França e Liga dos Campeões da Uefa. a UEFA. O jogador anotou 37 gols e 16 assistências. Além de melhor jogador da temporada, o atacante também foi eleito para a categoria seleção do ano do Fifa The Best.
Já espanhola Aitana Bonmatí, de 27 anos, foi eleita pela terceira consecutiva a melhor jogadora do ano pelo The Fifa Best. A meio-campista do Barcelona concorria na categoria com outras 16 jogadoras, entre elas a companheira de time Alexia Putellas, vencedora do Fifa The Best em 2021 e 2022. Protagonista do Barça na temporada, Bonmatí também foi eleita a melhor jogadora da Liga dos Campeões 2024/25, apesar da derrota do time catalão para o Arsenal na final do torneio. A meio-campista também foi eleita para compor a seleção do ano.
O prêmio Fifa The Best avaliou o desempenho dos jogadores no período de 11 de agosto de 2024 a 2 de agosto de 2025.
Confira os Vencedores do FIFA The Best 2025
Melhor Jogador: Ousmane Dembélé (PSG / França)
Melhor Jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona / Espanha)
Melhor Goleiro: Gianluigi Donnarumma (Manchester City / Itália)
Melhor Goleira: Hannah Hampton (Chelsea / Inglaterra)
Melhor Treinador: Luis Enrique (PSG)
Melhor Treinadora: Sarina Wiegman (Seleção da Inglaterra)
Prêmio Puskás (Gol mais bonito): Santiago Montiel (Independiente)
Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (Orlando Pride)
Seleção masculina da temporada: Donnarumma (Manchester City e seleção da Itália), Hakimi (PSG e Marrocos), Willian Pacho (PSG), Van Dijk (Liverpool), Nuno Mendes (PSG e Portugal), Cole Palmer (Chelsea e Inglaterra), Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra), Vitinha (PSG e Portugal), Pedri (Barcelona e Espanha), Lamine Yamal (Barcelona e Espanha) e Ousmane Dembélé (PSG e França).
Seleção feminina da temporada: Hannah Hampton (Chelsea e seleção da Inglaterra), Lucy Bronze (Chelsea e Inglaterra), Leah Williamson (Arsenal e Inglaterra), Irene Paredes (Barcelona e Espanha), Ona Batlle (Barcelona e Espanha), Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha), Patricia Guijarro (Barcelona e Espanha), Claudia Pina (Barcelona e Espanha), Alexia Putellas (Barcelona e Espanha), Alessia Russo (Arsenal e Inglaterra) e Mariona Caldentey (Arsenal e Espanha).
