Os jogos das oitavas de final da Liga Europa entre RB Leipzig e Spartak Moscou serão cancelados pela Uefa devido à guerra na Ucrânia, com o clube russo sendo automaticamente eliminado da competição. A informação partiu do jornal alemão “Bild” e da emissora “Sky Sports”.
Isso significa que o RB Leipzig avançará diretamente para as quartas de final (a serem disputadas nos dias 7 e 14 de abril). A entidade deve fazer o anúncio oficial ainda nesta segunda-feira.
Jogo em campo neutro, sem hino, sem bandeira e sem torcida: o primeiro pacote de sanções da Fifa contra a Rússia
A Fifa decidiu no domingo que a seleção da Rússia não poderá mais disputar partidas internacionais em seu próprio território, mas apenas em campo neutro. Além de outras sansões.
Neste fim de semana, segundo o Bild, já ocorreram os primeiros movimentos para eliminação do Saparta Moscou. O RB Leipzig reconheceu que está em intensas conversas com a Uefa sobre como proceder em relação aos jogos contra o time russo, que estão marcados para os dias 10 e 17 de março. O Spartak conta com um brasileiro no elenco: o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, ex-Fluminense.
– Continuamos em contato com as federações e temos total confiança na Uefa. Presumimos que os jogos serão cancelados – disse Oliver Mintzlaff, presidente do RB Leipzig.
Nos últimos dias, clubes europeus vêm tomando medidas em apoio à Ucrânia. O Manchester United rescindiu contrato de patrocínio com uma empresa russa. O Schalke também encerrou uma parceria com a Gazprom, estatual russa de energia e que patrocinava o clube desde 2007.