Finalmente os carros entraram na pista na temporada 2020 da Fórmula 1. Depois de mais de três meses de espera após a pandemia de coronavírus afetar o calendário original, o fim de semana do GP da Áustria começou com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas fazendo a dobradinha da Mercedes no primeiro treino livre.
Com a nova pintura preta em seu carro para promover o antirracismo, Hamilton dominou a maior parte da sessão e marcou 1m04s816 na sua melhor volta, superando o companheiro de equipe por 0s356. Vencedor do GP da Áustria nos últimos dois anos, Max Verstappen foi o terceiro colocado, a 0s6 da melhor marca.
A Mercedes usou o polêmico sistema DAS, no qual o volante é puxado para frente e para trás nas retas para alinhar as rodas e melhorar a aerodinâmica. A RBR prometeu pedir esclarecimentos aos comissários técnicos. A McLaren foi a boa surpresa do treino, com Carlos Sainz e Lando Norris ocupando a quarta e sexta colocações. Outro que teve bom desempenho foi Sergio Perez, quinto colocado com a Racing Point “inspirada” na Mercedes do ano passado.
Já a Ferrari mostrou que realmente vai precisar da atualização do seu novo carro, prometida para a terceira corrida do ano, na Hungria: pole position em Spielberg em 2019, Charles Leclerc foi apenas o décimo colocado, a 1s1 de Hamilton, enquanto o aniversariante do dia Sebastian Vettel, que deixará a Ferrari no fim do ano, acabou em 12º. Completaram os dez primeiros, do sétimo ao nono lugares, Alexander Albon (RBR), Daniel Ricciardo (Renault) e Kevin Magnussen (Haas).
Resultado do treino:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/E/I/9Sn0EjQ7mQdWg6enRnuw/eb-zlzowsai5j6s.jpg)
Resultado do primeiro treino livre em Spielberg — Foto: Reprodução/FOM
Escrito por: Edney Oliveira
