Isinbayeva vai disputar presidência da Federação de Atletismo da Rússia

Imagem Substituída

Bicampeã olímpica e recordista mundial no salto com vara, Yelena Isinbayeva teve sua candidatura para a presidência da Federação de Atletismo da Rússia (Araf) confirmada pelo site da entidade nesta quinta-feira. Quase três meses após anunciar a despedida das pistas, a ex-atleta concorre com outros três candidatos: Dmitri Shliajtin, atual presidente da Araf, Andrei Silnov, ex-atleta e também campeão olímpico de salto em altura, e Mikhail Butov, secretário-geral da federação. O pleito acontece em Moscou no dia 9 de dezembro.

Em agosto, durante a Rio 2016, a russa tinha acenado com a possibilidade de se candidatar ao cargo, e reforçou o desejo um mês depois. Isinbayeva tentou até o último momento participar da Olimpíada, mas não foi liberada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a fez anunciar a aposentadoria das pistas. No final da competição, a russa foi eleita para comissão de atletas do COI.

Desde 2014, o atletismo da Rússia se vê envolvido em uma série de denúncias de esquemas sistemáticos de doping, que teriam contado com o apoio tanto da federação nacional quando do governo do país. Em novembro de 2015, a Federação Internacional de Atletismo decidiu suspender o atletismo da Rússia, que ficou proibido de participar de competições internacionais, incluindo a Rio 2016. A eleição na Araf acontece em um momento em que o atletismo russo vive desdobramentos após os escândalos de doping. As autoridades locais, inclusive, adotaram medidas mais rígidas para diminuir casos com substâncias proibidas pela WADA. 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso