Ídolo holandês do Barcelona, Johan Cruyff, de 68 anos, sofre de um câncer no pulmão, segundo informaram na manhã desta quinta-feira as rádios locais “Catalunya Rádio” e “RAC1”.
A doença foi detectada na última segunda-feira em Barcelona, e o ex-técnico e jogador ainda passa por novos exames para detectar a evolução do problema.
Cruyff já foi submetido a uma operação no coração em 1991. Depois disso, iniciou luta para parar de fumar, tendo inclusive protagonizado campanha contra o tabagismo, com o slogan: “Na minha vida, tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo e, em troca, fumar quase me tira”.
Cruyff, em sua luta para deixar de fumar, substituiu o cigarro por balas de nicotina para atenuar os nervos durante os jogos do Barcelona.
Como jogador, Cruyff teve passagens destacadas por Ajax, Barcelona e seleção da Holanda – foi vice-campeão e melhor da Copa de 1974. Depois, foi técnico dos dois clubes, tendo sido o primeiro a ser campeão da Copa da Europa, em 1992, com o time catalão. Entre 2009 e 2012, também comandou a seleção da Catalunha.