{arquivo}Em domingo (26) de muita chuva na capital paraibana, Botafogo-PB e América-RN se enfrentaram pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Pelo lado do Belo, Ramiro Sousa estreiou no comando técnico da equipe após a saída de Roberto Fonseca. A vitória representava a chance de se distanciar da zona de rebaixamento e se aproximar do G-4 do Grupo A, já que o América-RN é um adversário direto pela zona de classificação. Para o Mecão, o objetivo era se consolidar no G-4 da competição e subir na tabela.
Com o gramado muito encharcado e cheio de poças, o Almeidão não foi um palco propício para uma partida de futebol. Ainda mais se levar em conta as dimensões do campo, que são as máximas permitidas pela Fifa. Com isso, a bola precisava percorrer uma distância bem maior e muitas vezes ficava presa no gramado. Os jogadores de ambas as equipes sofreram muito para praticar o esporte.
Motivado pela torcida, o Belo pareceu ter se adaptado melhor às condições adversas de jogo. Aos 25 minutos, o atacante do América-RN, Max, deu uma cotovelada em André Lima e foi expulso. Com um a mais, o Alvinegro pressionou o Mecão durante os 20 minutos finais da primeira etapa, mas não conseguiu marcar.
Ainda no primeiro tempo, mais um fato lamentável foi registrado no Almeidão: Aos 42 minutos um torcedor do Belo invadiu o gramado e a Polícia precisou intervir para retirar o invasor de campo.
Na etapa final, o jogo voltou pior. Sem parar de chover, a condição do gramado só piorava. A partida era composta basicamente por chutões de um lado para o outro. Parecia que o mais provável era que o jogo fosse terminar empatado sem gols. Mas, aos 38 minutos, Rone Dias – que entrou na etapa final – levantou a bola na área do América-RN e Jó Boy – outro que também entrou no 2° tempo – chutou sem chances para Pantera, goleiro do time natalino, para fazer o gol da vitória.
Com o resultado positivo, o Botafogo-PB pulou para 7ª posição, com 12 pontos, dois a menos que o 4° colocado, o próprio América-RN, que estacionou nos 14 pontos. Na 10ª rodada, o Mecão enfrenta o Águia-PA na sexta-feira (31), na Arena das Dunas e o Belo pega o Salgueiro no domingo (02), no Cornélio de Barros.