Grêmio e Ponte Preta fizeram neste domingo, às 11h, o primeiro jogo do horário da manhã no Campeonato Brasileiro. O duelo, realizado no Rio Grande do Sul, foi emocionante. Os mandantes saíram na frente com dois gols de Yuri Mamute, mas a equipe campineira chegou ao empate na segunda etapa. Na parte final da partida, o argentino Matías Rodríguez colocou o time gremista na frente novamente, mas Diego Oliveira marcou no último lance e garantiu o empate em 3 a 3.
Dirigido por Felipão, o Grêmio tenta melhorar sua colocação no Campeonato Brasileiro após terminar no sétimo lugar em 2014. Já a Ponte Preta está de volta a primeira divisão, já que, no ano passado, ficou na segunda posição da Série B.
O Grêmio comemorou logo aos cinco minutos, mas o gol de Pedro Geromel após cobrança de falta de Galhardo foi anulado por impedimento. O primeiro tempo seguiu truncado até que a bola parada mais uma vez salvou o time mandante aos 24 minutos. Luan cobrou falta da direita e Yuri Mamute marcou de cabeça.
Na volta do intervalo, a dupla formada por Luan e Yuri Mamute deu resultado mais uma vez. Em contra-ataque, o camisa 7 arrancou e lançou Mamute, que driblou Marcelo Lomba e tocou para o fundo do gol para ampliar. O jovem atacante se tornou artilheiro do Campeonato Brasileiro neste início de competição.
Quando parecia que a equipe gaúcha estava tranquila na partida, os visitantes reagiram e empataram em dois minutos. Primeiro com Renato Cajá, aos 17 minutos, que bateu de fora da área e acertou o ângulo de Marcelo Grohe. Aos 19, foi a vez de Rildo antecipar Pedro Geromel após chute cruzado de Rodinei e empurrar de carrinho para as redes.
Felipão então alterou o time e colocou, em sequência, Everton, Matías Rodríguez e Douglas. Foi justamente o lateral argentino, menos indicado para fazer diferença no ataque, que colocou os donos da casa em vantagem novamente. Mais uma vez após cobrança de falta, Matías Rodríguez cabeceou, Lomba defendeu e o argentino marcou no rebote, de pé direito.
No fim, o jovem Everton quase fez o quarto em chute colocado e conseguiu a expulsão do zagueiro Tiago Alves. O time campineiro, por sua vez, assustou com chute de Gílson nos acréscimos, mas Marcelo Grohe defendeu. Aos 48, contudo, Cajá bateu de longe, Marcelo Grohe rebateu e Diego Oliveira bateu para deixar tudo igual de forma definitiva.
O Grêmio abre a segunda rodada do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, às 18h30, quando enfrenta o Coritiba fora de casa. Já a Ponte Preta recebe o São Paulo um dia depois, no Moisés Lucarelli, também às 18h30.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 x 3 PONTE PRETA
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 10 de maio de 2015, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Assistentes: Nadine Bastos e Carlos Berkenbrock
Público:13.164
Cartões amarelos: Walace, Galhardo e Yuri Mamute pelo Grêmio; Rildo, Biro-Biro, Renato Cajá, Josimar e Tiago Alves pela Ponte Preta
Cartões vermelhos: Tiago Alves pela Ponte Preta
GOLS
GRÊMIO: Yuri Mamute, aos 24 minutos do 1ºT e aos 8 miuntos do 2ºT, e Matías Rodríguez, aos 32 minutos do 2ºT
PONTE PRETA: Renato Cajá, aos 17 minutos do 2ºT, Rildo, aos 19 minutos do 2ºT, e Diego Oliveira, aoos 49 miuntos do 2ºT
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo (Matías Rodríguez), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Luan, Lincoln (Everton) e Giuliano (Douglas); Yuri Mamute.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
PONTE PRETA : Marcelo Lomba; Rodinei, Tiago Alves, Pablo e Gílson; Josimar (Juninho), Fernando Bob, Paulinho (Diego Oliveira) e Renato Cajá; Rildo (Felipe Azevedo) e Biro-Biro.
Técnico: Guto Ferreira