Pelo 10º ano seguido, o time do craque Falcão está numa final de Liga Futsal. Vencedor da competição mais importante do país por Atlético-MG (1999), Jaraguá (2005, 2007, 2008 e 2010), Santos (2011) e Orlândia (2012 e 2013), o camisa 12 terá a chance de conquistar o nono título pessoal, dessa vez jogando pelo Sorocaba, equipe fundada pelo próprio ala no início deste ano.
Para chegar à decisão, o time paulista teve de eliminar o Jaraguá nesta segunda-feira, em Jaraguá do Sul (SC). Derrotada na partida de ida, a ex-equipe de Falcão venceu por 3 a 0 – gols de Pepita, Diego e Dian -, forçando a prorrogação. No tempo extra, Fellipe Mello e Xuxa marcaram para o Sorocaba, que triunfou por 2 a 0, selando a classificação dos paulistas e a eliminação do clube de melhor campanha na temporada. O adversário na final sai do confronto Corinthians x Orlândia, que fazem a segunda partida nesta terça, no Parque São Jorge.
– É o que eu sempre digo: esse tipo de jogo não se joga, se ganha. Eles foram superiores o jogo todo, mas conseguimos vencer na prorrogação. Carrego sempre essa responsabilidade e fico só esperando os papagaios falarem que o Falcão está por baixo. Sorocaba merecia muito essa final. Acho que entrou para a história essa minha 10ª final seguida de Liga Futsal. Vão passar mil anos e isso não vai acontecer – afirmou Falcão.
Pressão inicial do Jaraguá
Empurrado pelos mais de 8 mil torcedores que compareceram à Arena Jaraguá, o Jaraguá entrou em quadra pressionando, e, com menos de um minuto, o time catarinense já havia finalizado três vezes contra o gol defendido por Tiago. Aos dois, o Sorocaba chegou com perigo pela primeira vez, quando Rafa lançou Xuxa, que bateu cruzado para a defesa de Baranha. Aos três, Caio arriscou da intermediária, e Tiago voou no ângulo para evitar o gol do Jaraguá. Aos poucos, os times foram tirando o pé do acelerador, deixando a partida em um ritmo mais lento. O Jaraguá só voltou a levantar a sua torcida aos nove, quando Pepita fez jogada individual e finalizou rente à trave.
O lance foi uma prévia do que viria a seguir. Em falta na intermediária, Diego rolou para Pepita, que limpou a marcação e bateu rasteiro acertando o canto esquerdo de Tiago: 1 a 0. Empolgado, Pepita esteve perto de marcar o segundo aos 12, ao receber passe de cabeça de Dian e concluir para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Pepita devolver a gentileza e colocar Dian na cara do gol. A finalização do camisa 7 foi para fora. Aos 15, quem desperdiçou boa oportunidade foi Oitomeia, concluindo pela linha de fundo novamente.
O Sorocaba só voltou a criar chances no fim do primeiro tempo. Aos 15, Tiago lançou da sua área, e Rodrigo desviou de cabeça, obrigando Baranha a praticar difícil intervenção. Na jogada seguinte, Rodrigo tentou de novo, dessa vez em chute da entrada da área, e lá estava o goleiro do Jaraguá para salvar a sua equipe. A três minutos do intervalo, o Sorocaba cometeu a sua quinta falta coletiva, ficando pendurado até o apito final. Melhor para o Jaraguá, que segurou o resultado favorável, indo para o segundo tempo em vantagem.


