O Brasil está com um pé e meio na semifinal do Mundial feminino de vôlei. Nesta quarta-feira, a seleção comandada por José Roberto Guimarães arrasou a China por 3 sets a 0 (25/19. 25/16 e 25/15), pela 1ª rodada da terceira fase, e ficou muito perto da vaga.
Os destaques brasileiro foram Fernanda Garay, com 16 pontos, inclusive três aces, e Jaqueline, com 15 pontos. A central Thaisa anotou 14, sete deles de bloqueio – ela lidera o quesito no ranking da FIVB no torneio, enquanto Fabiana fez mais 10.
Do lado chinês, poucas ameaças ao domínio do Brasil. Ting Zhu anotou 10 pontos e foi o principal destaque, seguida de Chunlei Zeng, com 7 pontos, e Junjing Yang e Ruoqi Hui (6 cada).
Com a vitória sem ceder nenhum set ao adversário, as brasileiras somam 3 pontos no grupo H, enquanto as chinesas têm 0.
Como China e República Dominicana se enfrentam nesta quinta-feira, o time de Zé Roberto pode já se classificar sem nem mesmo estar em quadra, em caso do duelo chegar a cinco sets.
O Brasil joga na próxima sexta, às 12h30 (horário de Brasília), contra a República Dominicana, na última partida da terceira fase.
As semis começam no sábado. Caso se classifiquem em 1º lugar no grupo, as brasileiras encaram o 2º colocado da chave G, que tem Itália, Estados Unidos e Rússia. No caso de ficarem na 2ª posição, as atuais campeãs olímpicas enfrentam o líder do outro grupo.