Mesmo no México e perto de acertar sua transferência para o América, Ronaldinho Gaúcho é o sonho de consumo de um pequeno clube inglês: o Basingstoke Town, que disputa a Conferência Sul, que corresponde à sexta divisão do campeonato nacional. De acordo com Simon Hood, diretor de marketing da equipe, uma proposta já foi enviada ao irmão do ex-camisa 10 do Atlético-MG, Roberto Assis.
– Na semana passada, olhamos para a lista de jogadores que viriam em transferência sem custo. E pensamos, por que não dar uma chance? Você nunca sabe, tudo é possível no futebol, por isso enviamos uma proposta ao seu empresário.
Além da pouca expressão da equipe, o que mais dificulta são os altos valores do meia-atacante. Com salário muito acima da realidade vivida pelo Basingstoke, Ronaldinho teria que se adequar ao padrão do clube, que, segundo Simon, não está disposto a fazer loucuras.
– Falamos com o nosso gerente, a maneira como o clube funciona é com todos na mesma faixa salarial, então não podemos quebrar regras. Não seríamos capazes de pagar o salário, pois gastar uma grande quantidade de dinheiro em um só jogador não seria a decisão certa para a equipe.
Apesar das dificuldades, a ideia de ter o craque não foi deixada de lado. Livre para procurar outra equipe desde que deixou o Atlético-MG, o jogador de 34 anos seria uma maneira dos ingleses ganharem em publicidade, explorando a imagem do campeão mundial.
– É publicidade, de fato. Não ouvimos nenhuma resposta até agora, nem acho que teremos uma. Mas imagino que, mesmo para um jogo, seria comercialmente enorme para o clube, principalmente na venda de ingressos e camisas – disse o diretor.