Blatter usa Pelé como cabo eleitoral

Imagem Substituída

 O francês Jérôme Champagne anunciou nesta segunda-feira em Londres sua candidatura à presidência da Fifa na eleição de 2015.

Após divulgar seu “plano de gestão” em caso de vitória, ele apresentou um vídeo gravado por Pelé em que o brasileiro declara apoio ao francês. “Eu o apoio e acho que é o melhor nome para a Fifa”, disse o ex-jogador, entre outras coisas.

A gravação foi transmitida em inglês, português, francês e espanhol. Apenas a imagem de Pelé foi usada no evento como exemplo de apoio político à candidatura. Champagne disse ser um amigo pessoal do brasileiro.

Ex-diplomata e hoje consultor esportivo, Champagne, 55, foi diretor de Relações Internacionais e secretário-geral adjunto da entidade máxima do futebol entre 1999 e 2010.

O anúncio foi feito no hotel onde, há 150 anos, o futebol foi oficialmente criado (local, funcionava um pub). O slogan da campanha de Champagne é “Hope for Football” e um site, www.jeromechampagne2015.com, foi divulgado por ele diante da impresa britânica,

Em seu discurso de lançamento da candidatura, Champagne defendeu uma Fifa “mais democrática e respeitada”. Ele criticou o que chamou de “elitização” do futebol, citando como exemplo o poder econômico concentrado nas mãos de poucos clubes europeus.

O francês comparou o cenário com o fenômeno da NBA no basquete mundial. “Isso é muito perigoso. O futebol tem de ser algo universal, globalizado”, disse. Ele defendeu ainda um debate entre todos os candidatos ao cargo,

Champagne é o primeiro nome lançado à eleição do ano que vem e tem sido visto como uma terceira via nos bastidores da entidade.

Por enquanto, o presidente Joseph Blatter faz mistério se pretende buscar o quinto mandato como presidente. Diz que só vai divulgar sua decisão dias antes da Copa do Mundo no Brasil, em junho.

Outro cotado para concorrer é o presidente da Uefa, o francês Michel Platini, que também tem evitado revelar se vai mesmo para a briga.

Champagne rompeu com o comando da Fifa após uma série de desavenças com o secretário-geral Jérôme Valcke e passou a construir do lado de fora sua candidatura à sucessão de Joseph Blatter.

Como diplomata francês, Champagne viveu no Brasil entre 1995 e 1997. Em 1998, fez parte do comando do Comitê Organizador Local da Copa de 98, na França, época em que se aproximou de Blatter. Nos últimos anos, o francês, que vive em Zurique (Suíça), tem adotado um discurso reformista para o futebol mundial.

A escolha por Londres para o anúncio da candidatura é também uma forma de buscar apoio na mídia britânica, que tem feito oposição a Blatter nos últimos anos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo