Além de precisar quitar uma dívida de R$ 250 milhões, o Corinthians recebeu uma nova denúncia envolvendo a construção de seu estádio, em Itaquera, na zona leste de São Paulo (SP). De acordo com moradores da região e entidades de apoio a crianças e adolescentes, o entorno da Arena Corinthians se transformou em um ponto de exploração sexual.
Segundo as denúncias – que já chegaram à CPI da Exploração Sexual Infantil, na Câmara Municipal -, garotas com idades entre 11 e 17 anos estariam sendo oferecidas aos trabalhadores da obra, por meio de aliciadores.
As relações sexuais aconteceriam em pensões próximas ou até mesmo em caminhões no entorno do estádio.
Laércio Benko (PHS), presidente da CPI, confirmou as acusações e revelou que os alertas não param de chegar em seu gabinete. Segundo ele, serão feitas blitzes no local no final deste mês e início de outubro.
A organização Childhood Brasil, fundada há 14 anos pela Rainha Silvia, da Suécia, em combate à exploração sexual, confirmou a denúncia de que este tipo de crime é comum, não apenas no entorno do Itaquerão, mas em dezenas de grandes obras espalhadas pelo Brasil.
Em um estudo que entrevistou cerca de 300 trabalhadores de grandes empreendimentos em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina, a Childhood Brasil constatou que 97% deles já presenciaram episódios de exploração sexual infantil no ambiente das obras.
A conclusão da CPI relacionada ao tema está prevista para dezembro, mesma época em que as obras no estádio serão finalizadas.

