Não consigo nem falar da perda do acervo do museu nacional. É pior ainda é ver TODOS (ou quase???) os políticos falando MERDA tentando tirar proveito da situação. Eu quero que queimem. De verdade.
Notícias
‘Episódio precisa gerar salto de consciência’, diz Caetano Veloso
Caetano Veloso, Luciano Camargo, Ana Vilela e outros artistas usaram suas redes sociais para falar sobre tristeza com a perda do patrimônio histórico
03/09/2018
![](https://d3rf2zoedgusog.cloudfront.net/wp-content/uploads/2018/09/2018-09-03t002526z-1549163396-rc13299a8ce0-rtrmadp-3-brazil-museum-1024x635.jpg)
Caetano Veloso, Luciano Camargo, Susana Vieira, Bruna Marquezine, Ana Vilela e outros famosos usaram suas redes sociais para lamentar a destruição do Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, na noite deste domingo (2). Um incêndio de grandes proporções atingiu a instituição, que completou 200 anos em 2018 e tinha um acervo de 20 milhões de itens. O museu sofria com falta de reformas e enfrentava problemas de orçamento.
Veja abaixo a repercussão do incêndio:
Caetano Veloso, cantor, via Instagram
“Manifestamos nosso luto e solidariedade pela tragédia do Museu Nacional. Esse episódio precisa gerar um salto de consciência em toda a sociedade pelo fim do descaso com a preservação da arte e da cultura no Brasil. Muitos equipamentos e instituições públicas correm o mesmo risco. Não podemos permitir a destruição do nosso Patrimônio histórico”.
Luciano Camargo, cantor, via Instagram
“Tragédia anunciada por conta do descaso que ele sofreu tantos anos…”
Monica Iozzi, atriz e apresentadora, via Instagram
“Que tragédia. Estou estarrecida e me perguntando que futuro tem um país que não cuida da própria história”.
Luana Piovani, atriz, no Instagram
“Sem futuro e o descaso vai nos deixar, também sem passado”
Ana Vilela, cantora, via Instagram
“Descaso. A história cada vez importa menos. O museu mais antigo do país, e todo o seu acervo queimando e apagando o que importa de verdade. Mas afinal, o que é que importa de verdade, não é? Que retrato infeliz, Brasil. L U T O”
Paula Braun, atriz, via Twitter
Astrid Fontenelle, apresentadora, via Instagram
“Uma tragédia para a História, a Cultura e a Ciência. Os três andares do palácio abrigam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis (o mais antigo do Brasil e que essa semana Gabriel estudou na escola); coleções de minerais; e a maior coleção egípcia da América Latina. Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo em maio último completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas. Eu me somaria a esse número esse ano!!! Um crime!!! E vem aí 20 anos sem investimento na área da educação…. Indo dormir arrasada”.
Sophie Charlotte, atriz, via Instagram
“Meu coração está tão apertado! Cresci aprendendo a amar o Museu Nacional. E agora sei que meu filho não vai poder compartilhar dessa história. Além de tantas faltas que estamos vivendo como brasileiros, estamos hoje ficando muito mais pobres de história e cultura”
Victor Chaves, cantor, via Instagram
“Um claro sinal para a reflexão sobre quem possa nos representar com gestos e palavras que priorizem paz, amor, cultura, sensatez, conhecimento e humanidade. Se ainda não se sabe quem possa nos representar, é bom que se pense em quem não deve nos representar. Tristeza pelo Museu Nacional”.
Susana Vieira, atriz, via Instagram
“Minha solidariedade a todos os trabalhadores e pesquisadores e cuidadores desse Museu”.
Letícia Colin, atriz, via Instagram
Ísis Valverde, atriz, via Instagram
Cauã Reymond, ator, via Instagram
Camila Pitanga, atriz, via Instagram
Glenda Kozlowski, apresentadora, via Instagram
“Tristeza. Infelizmente, o retrato do Brasil. Um país que não da o menor valor a sua história e aos seus. Descaso total. Uma vergonha completa”.
Mariana Ximenes, atriz, via Instagram
“Que tristeza! Como disse @leoaversa: “Não satisfeitos em acabar com o futuro estamos destruindo o passado”.
Daniela Mercury, cantora, via Instagram
“São 200 anos de história, da nossa história. 20 milhões de itens transformados em cinzas. E não foi uma fatalidade. O que aconteceu no Museu Nacional do Rio de Janeiro foi um crime. Um crime contra o Brasil. Repito: não foi uma fatalidade. Pra que cultura? Pra que educação? Qual a importância da nossa história? Porque permitimos que isso aconteça? Temos que cobrar todas as respostas para essa tragédia. Temos que responder também. Pense aí: Uma construção que abrigou a família real, um museu nacional. Acorda, Brasil”.
Alexandre Nero, ator, via Instagram
Patrícia Poeta, apresentadora, via Instagram
“O Museu Nacional era a instituição científica mais antiga do país. Lá estavam a múmia de Dom Pedro, peças da monarquia brasileira, o mais antigo fóssil humano e o maior meteorito encontrado por aqui, entre tantas outras… Uma parte irreparável da nossa história se foi pelo ralo. E o mais triste: os próprios cientistas alertavam há anos sobre a falta de manutenção e as péssimas condições do museu. Uma tragédia anunciada. Nada se fez”.
Bruna Marquezine, atriz, via Instagram
“Tragédia sem precedentes, mas também tragédia anunciada. Fruto do descaso e da negligência do nosso governo. Uma perda imensurável pra história e pra ciência do nosso país”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.