Paraíba

Empresas de ônibus pedem reavaliação da tarifa em JP

em jp


09/01/2016

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), divulgou na noite desta sexta-feira (8), em nota lançada à imprensa, que solicitou à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) uma reavaliação da tarifa dos ônibus coletivos na Capital paraibana.

No documento protocolado, o Sindicato não apresenta planilha de custos, mas explica que o preço da passagem está defasado desde o início do reajuste realizado no início do ano passado, que deveria ter aprovado o valor proposto pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de R$ 2,76 e não de R$ 2,70, como foi reajustado.

Sobre a não apresentação da planilha de custos, Mário Tourinho, diretor institucional do Sintur-JP, explica que o setor empresarial conta com sua planilha e respectivo resultado tarifário, mas não lhe cabe divulgar. “A planilha oficial e que todas as vezes é a apreciada no Conselho de Mobilidade Urbana é a da Semob e não a das empresas. Se a planilha da Semob apresentar diferenças significativas da elaborada pelo setor empresarial, aí, sim, oportunamente, fazermos nossos questionamentos”, explicou.

O documento defende que a própria Semob realize o estudo e apresente uma nova sugestão de tarifa para o Conselho de Mobilidade Urbana. “O que pedimos – e insistimos nesse pedido – é que a própria Semob, através de sua equipe técnica, realize esse estudo e o apresente ao Conselho de Mobilidade Urbana para, conforme o respectivo resultado, depois o encaminhe para apreciação do chefe do Executivo municipal”, disse.

Tourinho alega, no documento, que a situação econômica do País, bem como a inflação elevada atingiram em cheio o setor de transporte coletivo a partir da elevação nos preços de um dos insumos básicos desta atividade, que é o combustível.

O documento surgiu horas depois de Cartaxo descartar aumento de passagens na Capital.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //