Cultura

Editora A União participa do Agosto das Letras em parceria com a Funesc

A edição de 2025 presta homenagem à poeta Violeta Formiga, nascida em Pombal (PB), reconhecida por sua poesia lírica e engajada.


10/08/2025

Portal WSCOM



Pelo quarto ano consecutivo, a Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), está participando da programação do ‘Agosto das Letras e Quadrinhos Intuados’, ação do Governo da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural (Funesc) em parceria com a EPC. Esta é a 11ª edição do projeto e este ano homenageia a poeta paraibana Violeta Formiga.

A abertura ocorreu no dia 1º deste mês,  em João Pessoa, e as atividades seguem até 29 de agosto, percorrendo os municípios de Caturité (de 6 a 8), Araruna (de 13 a 15), Aparecida (de 20 a 22) e Monteiro (de 27 a 29). Configura-se como uma ação de incentivo ao setor cultural fundamentado na congregação de leitores, profissionais e estudantes em torno de temas relacionados ao livro, leitura, literatura e biblioteca.

Em cada cidade a programação inclui contação de histórias; saraus literários, poéticos e/ou recitais; vivências literárias; vivência de cordel e/ou cultura popular; e vivências de histórias em quadrinhos, todas realizadas por proponentes selecionados em edital. As atividades acontecem em praça pública e em escolas.

Como parceira, a Editora A União participa de todas as ações, e tem espaço para compartilhar a experiência do processo de produção de livros, apresentar e sortear publicações de escritores paraibanos, e, juntamente com a Livraria A União, disponibilizar  livros no estande onde expõe o acervo.

Dessa quarta-feira (6) até sexta-feira (8), a caravana está na cidade de Caturité. O gerente executivo da Editora, Alexandre Macedo, conta que “a parceria se fortalece a cada ano e já vemos os resultados. A programação é bem ampla e diversificada, é um projeto que movimenta a cidade e eu acho que é de fundamental importância para o fomento, a descentralização e a publicização da cultura paraibana, especialmente na área das letras. Então, é muito importante porque muitas pessoas, a exemplo de estudantes e professores, têm a oportunidade de saber que existe uma editora pública do Estado e que pode ser a entrada para eles no universo da literatura”.

Tatiana Cavalcante, gerente executiva de Educação Cultural da Funesc, afirma que a parceria com a Editora e Livraria “está sendo de suma importância porque é mais um incentivo, não só para divulgarmos os autores paraibanos, mas também motivar os jovens e  adultos a produzir literatura. Nós descobrimos muitos artistas nos interiores paraibanos, e estar com a editora e a livraria é algo que fascina os nossos usuários na apreciação de livros e também por conhecerem alguns autores pessoalmente”.

Homenageada – A edição de 2025 presta homenagem à poeta Violeta Formiga, nascida em Pombal (PB), reconhecida por sua poesia lírica e engajada. Autora do livro Contracena (1981), Violeta teve sua trajetória interrompida de forma trágica em 1982, vítima de feminicídio. Sua obra segue como referência de sensibilidade, crítica social e força poética.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.