Os turistas que visitam a Paraíba, especialmente aqueles que escolhem João Pessoa como ponto principal para estadia, têm à disposição 25 roteiros do tipo “bate e volta” no estado que podem realizar saindo da capital. Os destinos foram formatados pelo Sebrae/PB e Governo do Estado, e contam com atrativos desde o litoral até a região do cariri paraibanos.
A gestora de Turismo do Sebrae/PB, Regina Amorim, explica que esses 25 roteiros são do tipo turismo de experiência e ficam em um raio entre 150km a 180km da capital, mostrando ao turista atrativos culturais, que incluem gastronomia, arte, música, religiosidade, e ainda o turismo rural. “Na hora que a gente tem roteiros temáticos segmentados, a gente está colocando o turista certo no lugar certo”, acrescenta Regina.
Os 25 roteiros incluem atrativos para todos os gostos, agradando crianças e adultos. Na região litorânea destaca-se a rotas Encantos do Rio Paraíba, que vai da praia do Jacaré, em Cabedelo até Forte Velho, em Santa Rita. No local, é possível experienciar a vivência com marisqueiras e provar pratos tradicionais de frutos do mar, além de conhecer ações de sustentabilidade ambiental. Ainda na região litorânea, os turistas podem ainda conhecer um pouco da cultura indígena e ecoturismo, com as rotas Caminhos do Rio Mamanguape, Saberes do Vale do Mamanguape e Terra dos Potiguaras.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Partindo para o interior do estado, é possível conhecer mais sobre a cultura do brejo paraibano e fazer passeios que valorizam as riquezas rurais com o ecoturismo, gastronomia e arquitetura e turismo religioso das cidades. Os destaques vão para as rotas Caminhos da Fé e Criatividade, desenvolvidas nos municípios de Areia, Bananeiras e Solânea, Caminhos da Paixão, em Cuité, Vale das Uvas, em Natuba, Ciclos do Brejo, em Areia, Bananeiras, Serraria, Remígio, Alagoa Nova, Matinhas e Alagoa Grande, e ainda a Rota das Flores, em Pilões, e o Ecoparque Angicos de Bananeiras.
Para Regina Amorim, todos esses roteiros reforçam as riquezas culturais da Paraíba e reforçam o potencial que muitos municípios ainda podem desenvolver e fomentar a economia local através do turismo. “Todo município pode ser turístico, desde que você tire a venda dos olhos e enxergue os saberes, os viveres o jeito de ser e de viver, a gastronomia do lugar, os artistas. A cultura faz todo o diferencial e gera vantagem competitiva para qualquer negócio. Com o turismo, não é diferente”, frisa a gestora do Sebrae/PB.
Serviço – Os roteiros turísticos são comercializados por Agências de Turismo Receptivo que compõem a RedePB ConectaTUR, com mais de 50 Agências filiadas. Para vivenciar os roteiros turísticos é preciso agendar com antecedência de pelo menos 24 horas.