Não é novidade que a educação e a tecnologia andam lado a lado na construção de um futuro melhor. E quando a Paraíba se junta nessa matemática, os resultados são promissores. Isso é o que deixa claro a participação do Apollo SPX na edição de 2025 do Solve For Tomorrow, programa da Samsung, com coordenação geral da Cenpec.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A premiação aconteceu nesta terça-feira (02) no Teatro B32, em São Paulo e reuniu dezenas de estudantes de escolas públicas de todo o país. A equipe do Apollo é formada por alunos da escola ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, da cidade de Cuité, no semiárido paraibano.
Com o engajamento no vídeo de apresentação do projeto, os estudantes garantiram a vitória do júri popular, ganhando não somente diversos prêmios da marca, como também maior notoriedade para o Arbores.
Apollo SPX (Solid Propellant Experiment)
Com orientação e parceria dos professores Priscila da Silva Santos e Hilton Sabino de Araújo Junior, os alunos se uniram e criaram o Arbores, um foguete reflorestador de alta potência.
De acordo com o vídeo de divulgação, ele pode atingir 3 km de altura e percorrer 1,5 km de distância, com um sistema que garante a recuperação por um sistema de paraquedas, que é ejetado ao atingir o topo, reduzindo a velocidade e liberando as sementes gradualmente durante a descida.
Além disso, as sementes são encapsuladas em “filetes”, pequenas cápsulas feitas de argila, semiárido, húmus e areia peneirada, que protegem as sementes e fornecem nutrientes para a germinação.
Outro fator que impressiona é o baixo custo, cada semente custa apenas R$0,03 e para garantir o sucesso do reflorestamento são utilizadas sementes nativas da região como jurema preta, angico, guandu, juazeiro e umburana de cheiro.
Premiação
Os prêmios distribuídos aos estudantes são garantidos desde a semifinal, aumentando a quantidade aos finalistas e vencedores – tanto em nível nacional quanto pelo júri popular. Confira os prêmios de cada categoria:
- Semifinalistas: 1 (um) tablet Samsung para cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 20 equipes semifinalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil
- Finalistas: 1 (um) notebook Samsung para cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 10 equipes finalistas; 1 (um) smartphone Samsung para cada estudante finalista
Vencedores nacionais (prêmios para cada estudante das equipes)
- 1º lugar: notebook samsung + fone de ouvido samsung
- 2º lugar: tablet Samsung + fone de ouvido Samsung
- 3º lugar: smartwatch samsung + fone de ouvido samsung
Além disso, cada escola dos 3 projetos vencedores nacionais receberá uma TV Samsung e cada professor receberá 1 smartwatch samsung
Júri Popular
- 1 (um) fone de ouvido sem fio Samsung para cada estudante, professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) dos 3 projetos eleitos pelo público; cada escola dos projetos eleitos pelo público receberão 1 (uma) TV Samsung
Menção honrosa
1 (um) smartwatch Samsung para cada estudante e professor(a) responsáveis pelo projeto; a escola receberá 1 (uma) TV Samsung.
Solve for Tomorrow
O programa, que está na sua 12º edição, acontece desde 2014 e nesse tempo já alcançou mais de 42.000 professores e alunos em mais de 8.000 escolas públicas. Ao todo, foram mais de 20.000 projetos recebidos. Somente este ano, 2.600 professores e 5.000 alunos de 700 escolas inscreveram 3.600 projetos.
Em 2025 houve um aumento de 49% na participação de alunos e professores em relação ao ano anterior. O programa também se destaca por incentivar a participação feminina em áreas STEM, resultando em uma participação feminina maior que a masculina este ano.
Além do concurso anual, que gera visibilidade para escolas, projetos e alunos, o programa investe em formações presenciais e online.
