A diplomacia comercial brasileira aproveitou a agenda do G20 nos Estados Unidos para reforçar o diálogo com a Casa Branca. Nesta quarta-feira (30), os ministros Mauro Vieira e Márcio Elias Rosa debateram com o chefe do USTR, Jamieson Greer, mecanismos para destravar fluxos de comércio e ampliar parcerias industriais entre Brasil e Estados Unidos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp
Inscreva-se na newsletter do WSCOM
Entre no nosso grupo exclusivo
O encontro deu continuidade ao diálogo entre os países, iniciado após o telefonema, em 21 de agosto, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, e aos contatos realizados desde então entre os dois governos.
Durante a reunião, os ministros brasileiros reafirmaram a disposição do Brasil de avançar, por meio do diálogo e da negociação, na construção de soluções para os temas que afetam o comércio bilateral, sempre tendo como referência a defesa dos interesses brasileiros e a ampliação das oportunidades para empresas e setores produtivos dos dois países.
A reunião transcorreu de forma construtiva, com discussão dos principais temas da agenda comercial bilateral. Brasil e Estados Unidos reconheceram a importância de avançar na superação dos obstáculos existentes e manifestaram disposição de trabalhar de forma célere na busca de um entendimento mutuamente satisfatório.
O governo norte-americano deverá encaminhar, nas próximas semanas, um documento com uma proposta para o escopo dos trabalhos, contemplando questões tarifárias e não tarifárias. Também foi acordada a criação de um Grupo de Trabalho para discutir temas relacionados a um possível acordo.