O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu, nesta quinta-feira (28), quebrar o sigilo dos depoimentos de Daniel Vorcaro e do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino. O procedimento revelou falas de Aquino afirmando que o Banco Master tinha apenas R$ 4 milhões em caixa antes da liquidação extrajudicial ser decretada.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Apesar do Master ser um típico S3, médio porte, dado a crise liquidez do Master e com 80 bilhões de ativos totais, o acompanhamento por parte da supervisão era fundamental para entender a liquidez. Um banco de 80 bi tem liquidez de 3 bi a 4 bi em títulos livres. O Master antes da liquidação só tinha 4 milhões de reais no caixa”, disse Aquino.
O diretor ainda apontou a situação financeira do Will Bank – fintech ligada ao Master que também foi liquidada posteriormente – como um dos entraves do caso.
“Outro problema: as contas, as grades da Will, o pagamento da Will, estavam tendo muita dificuldade. O acompanhamento era por causa diante da crise de liquidez, se fechava ou não fechava o caixa”, pontuou.
“Apesar de não ser objeto de discussão aqui, a liquidação do Master, para dar concretude a lei do artigo 5º e diante da possibilidade da venda da Will nós decretamos um Raet (Regime de Administração Especial Temporária)”, continuou Aquino.
O Raet é um mecanismo do BC para intervir em instituições financeiras com patrimônio extremamente comprometido. A medida também prevê a substituição da diretoria por um conselho gestor, mas as operações são mantidas em funcionamento.