Secretário de João Pessoa é eleito para comitê responsável por gerir novo imposto da Reforma Tributária

Eleito por unanimidade pela Frente Nacional de Prefeitos, Brunno Sitônio representará João Pessoa no conselho provisório que administrará o novo sistema tributário nacional.

(Foto: Reprodução)

O comitê nacional responsável pela unificação dos impostos a partir da Reforma Tributária terá a participação da Prefeitura de João Pessoa. Isso porque o secretário de Finanças da capital, Brunno Sitônio, foi eleito para integrar o Conselho Superior Provisório do Comitê do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). O comitê foi criado para regulamentar e administrar os recursos do novo tributo criado pela Reforma Tributária a partir da unificação do ICMS e do ISS, o IBS.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Essa indicação realizada pela FNP foi um passo decisivo para a estruturação do Comitê Gestor. Temos muito trabalho pela frente e vamos atuar para garantir que o novo sistema tributário entre em operação de forma segura. E trabalhar com simplificação e transparência para consolidar o novo sistema tributário brasileiro. É um desafio que exigirá de todos muita dedicação e trabalho”, afirmou Brunno Sitônio.

A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Extraordinária da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em decisão unânime por prefeitos das cidades mais populosas do Brasil. Além de Brunno Sitônio, outros 12 representantes titulares e 26 suplentes foram eleitos pela FNP. Entre os critérios para a seleção dos nomes, está a representatividade das cidades mais populosas, abrangendo todas as regiões e levando em consideração os critérios técnicos estabelecidos pela lei. A estimativa é de que os entes administrem, de forma conjunta, aproximadamente R$ 1 trilhão por ano.

Ao todo, o CGIBS é formado por 54 membros titulares com representantes dos estados e Distrito Federal, além dos municípios. A composição municipal ficou dividida entre 13 nomes indicados pela FNP, 14 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O mandato provisório tem vigência até 31/03/2027, quando deve ocorrer a transição para a primeira eleição formal dos representantes municipais.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo