Riqueza difundida: PIB per capita sobe em 97% dos municípios da Paraíba entre 2022 e 2023

Com crescimento de 7,16%, Paraíba supera o dobro da média nacional e é destaque na desconcentração de renda com 94% dos municípios em ascensão econômica.

(Foto: Reprodução)

O Brasil está vivendo um momento inédito de desconcentração de renda, de acordo com estudo da Conferação Nacional de Municípios (CNM). A análise dos dados divulgados em dezembro de 2025 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto dos Municípios revela o crescimento, principalmente, das menores cidades do país.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Enquanto a participação dos grandes Municípios no PIB nacional recuou de 55% para 47% entre 2010 e 2023, o interior assumiu o protagonismo, com os pequenos e médios Municípios alcançando 22% e 31% de relevância, respectivamente”, aponta o estudo.

Em relação às regiões com maior contribuição para o PIB nacional, o Sudeste segue na liderança mesmo com o recuo de 56% em 2010 para 52% em 2021, mas retomando para 53% em 2023. Por outro lado, o Centro-Oeste teve um avanço de 9% para 11%.

O estudo também aponta a difusão do crescimento da economia entre os Municípios de cada Estado, ou seja, a quantidade de Municípios com crescimento do PIB em relação à proporção total. Nesse cenário, o destaque ficou com a Região Nordeste (84%), seguido da região Norte (82%) e Sudeste (79%).

Recorte paraibano

A Paraíba registrou um alto avanço de 7,16% no PIB real entre 2022 e 2023 por Unidade da Federação, representando um crescimento muito acima da média nacional (3,30%).

Com 94% dos municípios crescendo, o desenvolvimento não ficou restrito à capital. A riqueza foi difundida pelo interior, colocando a Paraíba no topo da federação em difusão de crescimento – ao lado do Amapá e atrás de Roraima e Distrito Federal, ambos com 100%.

O estado também registrou aumento de 7,15% no PIB per capita, atingindo 97% das cidades. O avanço demostra que os paraibanos, da maioria das regiões do estado, vivem em municípios que geraram mais riqueza por habitante.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo