O Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) oficializa, nesta quinta-feira (22), a posse do novo presidente, Werton Oliveira, e do vice, Celso Mangueira. A solenidade vai ocorrer na parte da manhã no auditório do Centro de Formação Padre Theodor Amstad (Sicredi Evolução), em João Pessoa.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O novo presidente Werton José de Oliveira Batista, atual economista do Sinduscon-JP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa), e o vice Celso Pinto Mangueira, que preside o Fórum Celso Furtado, foram eleitos por unanimidade pelos economistas paraibanos filiados ao Corecon-PB. A cerimônia vai marcar também a posse dos novos conselheiros e das comissões para o triênio 2026–2028 no Corecon-PB.
PROPOSTAS DA NOVA GESTÃO
Segundo o novo presidente Werton Oliveira, entre as propostas iniciais de trabalho de sua gestão, à frente do Corecon-PB, além da continuidade dos trabalhos exitosos dos últimos anos, o foco principal será o do “fortalecimento da atuação do economista na sociedade paraibana. Traçamos dois pilares fundamentais de atuação do nosso mandato: propagar o Corecon-PB para a sociedade como a ‘Casa do Economista Paraibano’ e exercitar com vigor a ‘Função Social do Conselho’ (educacional), com um programa estruturado e contínuo de educação financeira gratuita para a população”, destacou.
Segundo Werton Oliveira, a nova gestão vai “intensificar o posicionamento institucional do nosso Corecon-PB e expandir nossa comunicação com a sociedade”.
PROGRAMA ‘PARAÍBA SEM DÍVIDAS’
O novo presidente revelou que uma das novidades da proposta da ‘Função Social do CoreconPB’ será o lançamento do Programa ‘Paraíba Sem Dívidas’, que é uma trilha formativa simples e prática para pessoas endividadas, com oficinas presenciais e online, materiais de apoio e orientação para renegociação responsável.
CERIMÔNIA DE POSSE DOS CONSELHEIROS
Além do novo presidente e do vice, ainda tomarão posse pública os economistas eleitos para os cargos de Conselheiros Efetivos do Corecon-PB: Lúcia Jefersonia Ramalho, Cristiano Aguiar de Oliveira Santos e João Marcelo Galdino Avelar. Já os economistas João Bosco Ferraz de Oliveira, Francinaldo Almeida de Assis e Marcílio Márcio Silva Correia foram empossados como Conselheiros Suplentes.
ATRIBUIÇÕES DO CORECON-PB
Com cerca de 600 economistas filiados atualmente, o Conselho Regional de Economia da Paraíba tem como atribuições registrar, fiscalizar e regulamentar a profissão de economista no Estado da Paraíba, garantindo o exercício ético e legal, além de promover a valorização do profissional e a disseminação do conhecimento econômico, atuando como elo entre o economista, a sociedade e os entes governamentais, com foco no desenvolvimento socioeconômico do Estado da Paraíba.
QUEM É O NOVO PRESIDENTE DO CORECON-PB
O economista Werton José de Oliveira Batista, que nasceu em Campina Grande, em 1984, tem 41 anos e fez bacharelado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Mestre em Economia pela UFRN e tem MBA na UFCG em Empreendedorismo e Inovação. Recebeu o “Prêmio de Economista do Ano de 2024” e de “Economista Destaque” em 2019. Werton Oliveira foi o único economista paraibano que participou das projeções econômicas do Broadcast/Estadão. É Analista Macroeconômico pela USP; de Conjuntura Econômica pela FIPE-SP; e do Corecon-DF, além de associado à Embaixada de Negócios da Paraíba. Atua como Economista do Sinduscon-JP há mais de 11 anos e também é fundador da Ekonomy Consultoria Econômica. Desde 2014, é filiado ao Corecon-PB e tomará posse pela primeira vez em 2026 do cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), após assumir cargos de Conselheiro Efetivo e de Suplente do órgão. É casado há 12 anos com Danielle Martins com quem tem dois filhos: Yasmin e Levi.