Mais de 50% dos brasileiros já se endividaram com gastos do verão

Com a alta no custo da energia e o uso intenso do cartão de crédito, brasileiros buscam estratégias para equilibrar as finanças na estação mais quente do ano.

(Foto: Reprodução)

A intensidade do verão brasileiro serve de alerta para o bolso de muitos consumidores, desde os que passam o período em casa até os que aproveitam para viajar. Uma pesquisa da Serasa, realizada em parceria com o Instituto Opinion Box, mostrou que 77% dos brasileiros notam o crescimento dos gastos na estação. Além disso, 54% deles revelam que já se endividaram devido às demandas e despesas sazonais.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Segundo a pesquisa, para 42% dos brasileiros, os gastos deste ano serão maiores do que no anterior. Entre os principais motivos pessoais por esse aumento, os entrevistados destacam o custo da energia elétrica (19%), mudanças na situação financeira pessoal (15%) e a alta nos preços de produtos característicos da estação, como protetor solar, roupas e itens de praia (9%).

Os dados mostram ainda que 62% dos entrevistados afirmam se planejar financeiramente para lidar com os gastos adicionais no período. Para arcar com essas despesas extras, o Pix e transferências bancárias aparecem como principal meio de pagamento (31%). No entanto, o uso do cartão de crédito parcelado também se destaca, citado por 25,2%.

Além do planejamento financeiro, os brasileiros afirmam adotar comportamentos diferentes durante o verão. Entre as principais mudanças, 17% evitam consumir refeições fora de casa, 15% tomam banhos mais curtos e consomem mais águas e bebidas naturais, respectivamente. Por sua vez, 14% evitam usar equipamentos elétricos em horário de pico e 10% reduzem o uso do ar-condicionado.

“O verão exige mais atenção ao planejamento financeiro, pois concentra fatores que elevam o consumo dentro e fora de casa. Quando esses gastos não são mapeados, o risco de endividamento cresce, especialmente com o uso do cartão de crédito parcelado”, afirma Aline Vieira, especialista da Serasa em educação financeira.

Dicas de economia para o verão

Para amenizar o impacto da conta de luz na estação, a recomendação é adotar hábitos simples, como usar o ar-condicionado de forma consciente, priorizar ventiladores, aproveitar a iluminação natural e desligar aparelhos que não estão em uso.

Além da economia de energia elétrica, a especialista reforça que o planejamento financeiro é essencial para atravessar o período com mais tranquilidade. Ajustar o orçamento mensal, mapear os gastos típicos do verão e criar uma reserva específica para despesas sazonais são medidas que ajudam a evitar desequilíbrios nas finanças.

“Para quem pretende utilizar o cartão de crédito, a atenção deve ser redobrada. Antes de parcelar uma compra, avalie se o valor cabe no orçamento, para evitar acúmulo de prestações. Monitorar o limite do cartão e priorizar gastos planejados ajuda a prevenir a bola de neve nas próximas estações”, orienta Aline.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo