Paraíba registra abertura de mais de 65 mil empresas em 2025, aponta Sebrae

Número de novos empreendimentos cresceu quase 24% em relação a 2024, com predominância de microempreendedores individuais e destaque para investimentos no interior do estado

Microempreendedor
Foto: Reprodução

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PB), durante o ano de 2025 foram abertos 65.026 empreendimentos. O número, em percentual, é equivalente a um crescimento de quase 24%, levando em conta o surgimento de novos negócios comparando com o mesmo período de 2024, quando 52.640 empresas foram formalizadas.

O empresário Diego Chianca de Freitas é um dos exemplos de investidores que resolveram abrir a própria empresa em 2025. Com sede na cidade de Sousa, no sertão paraibano, seu negócio chamado de Chianca Marketing e Consultoria LTDA atua com serviços de marketing e publicidade. Segundo ele, a ideia de investir no ambiente de negócios veio da necessidade de aumentar suas ações profissionais.

“Essa motivação surgiu da oportunidade de fortalecer o mercado e profissionalizar o meu trabalho diante da disponibilidade de prestar serviços para empresas. O meu nicho de trabalho é voltado para negócios e empresas, prestação de serviço”, relatou ele.

Entre as mais de 65 mil novas empresas que foram registradas no último ano, cerca de 49.518 estão inseridas no mercado na categoria de Microempreendedor Individual (MEI), representando um total percentual de 76,15%. Já as Microempresas registraram o número de 11.815, as Empresas de Pequeno Porte, 2.197, e as demais, 1.496.

Segundo o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, a opção do empreendimento é uma alternativa viável e acaba abrindo novas possibilidades de crescimento para quem investe nesse setor. “É preciso ter planejamento, análise e clareza sobre o mercado, pois envolve oportunidades, mas também riscos”, diz ele.

Ferdinando ainda destaca que um dos pontos fundamentais para aumentar as chances de sucesso é a busca pelo conhecimento. “Buscar o auxílio de consultores, instituições de apoio e redes de empreendedores reduzem erros e aumentam as chances de sucesso para quem está ingressando no ambiente de negócios. Empreender por oportunidade significa identificar problemas reais, alinhar a ideia às próprias habilidades, além de validar o mercado antes de investir. É preciso estruturar um modelo de negócio claro e isso requer planejamento”, concluiu ele.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo