Lula sanciona lei que proíbe descontos associativos no INSS

Após escândalo de desvios bilionários, Governo Federal endurece regras: descontos de associações ficam vedados e novos empréstimos exigem biometria facial.

(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Após aprovação no Congresso Federal no final do ano passado, a lei que proíbe descontos por associações em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (7).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A medida sucede o caso em que a Polícia Federal, juntamente com a Controladoria-Geral da União (CGU), iniciou uma operação que apontou um desvio bilionário em aposentadorias e pensões.

“Verificada a ocorrência de desconto indevido de mensalidade associativa ou referente a pagamento de crédito consignado em benefício administrado pelo INSS, será devida a devolução integral do valor ao lesado”, diz o texto da lei.

Em caso da realização dos descontos indevidos, a lei prevê que a instituição responsável será obrigada a devolver o valor de forma integral ao beneficiário no prazo de até 30 dias.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo